» 151 ANOS PDF Imprimir E-mail

Diversas atividades marcaram o aniversário de 151 anos de São Carlos. O tradicional desfile cívico reuniu cerca de 20 mil pessoas na avenida São Carlos. Em seguida, houve a inauguração do Monumento do Sesquicentenário, instalado em frente ao Paço Municipal. O projeto foi escolhido em um concurso realizado durante as festividades do sesquicentenário. O monumento mede cerca de sete metros de altura e é formado por quinze aletas, que representam as 15 décadas da cidade. Shows musicais, a benção do bolo de aniversário e a alvorada festiva completaram a festa.

 

 

MILHARES DE PESSOS PARTICIPARAM DAS COMEMORAÇÕES DOS 151 ANOS

O dia 4 de novembro, quando São Carlos comemorou seus 151 anos, foi marcado por diversas atividades, dentre elas o desfile cívico que aconteceu na avenida São Carlos e a inauguração do Monumento do Sesquicentenário, que está instalado em frente ao Paço Municipal. Na noite do dia 3, na Praça do Mercado, centenas de pessoas se reuniram para shows com bandas e grupos musicais. Na oportunidade houve a apresentação da Criatua e das duplas Rafael e Gabriel, Jaime e Raoni, Larissa e Matheus e João Carlos e Bruno.

No início da manhã do dia 4, em frente à Catedral, as comemorações continuaram com a alvorada festiva. Logo após uma missa, o bispo Dom Paulo Sérgio Machado abençoou o bolo alusivo ao aniversário da cidade, que também lembrou as comemorações dos 100 anos da Diocese de São Carlos.

Por causa das reformas que acontecem na Praça Coronel Salles, o hasteamento da bandeira ocorreu no pátio da Catedral, com a participação do tenente-coronel da 5ª Circunscrição Militar, Almeida Neto. Em seguida, o prefeito Newton Lima, seu vice, Emerson Leal, o prefeito eleito Oswaldo Barba, o presidente da Câmara, Edson Fermiano, bem como demais autoridades civis e militares acompanharam o desfile, que reuniu cerca de 20 mil pessoas na avenida São Carlos, segundo a organização dos festejos.

O desfile contou com a participação de diversas instituições da cidade, dentre elas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, bandas de empresas, associações de classe, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Defesa Civil, entre outras.

Em tom de despedida, no final das apresentações, o prefeito Newton Lima agradeceu a população pela participação e, principalmente, pelo apoio dispensado durante os oito anos que esteve à frente da Prefeitura. "Esse é o último desfile de que participo como prefeito, contando meus dois mandatos. Estou muito feliz, pois os indicadores demonstram que a cidade avançou e muito nesses últimos oito anos, e tenho a certeza de que o prefeito eleito Oswaldo Barba vai dar continuidade ao crescimento sustentável do município", resumiu o prefeito.

Monumento Sesquicentenário
Após o desfile, as autoridades se reuniram em frente ao Paço Municipal para a inauguração do monumento alusivo aos 150 anos, que foi instalado em frente ao Paço Municipal. O projeto escolhido, elaborado por Gustavo Ribeiro, Suely Barros e Renato Dibbo, foi o vencedor em um concurso que aconteceu durante as festividades do sesquicentenário. Ele tem em torno de sete metros de altura e é formado por quinze aletas, pesando cerca de cinco toneladas.

"Cada aleta representa uma década da cidade, e esse monumento representa toda essa questão de modernidade e tecnologia, vividas pela cidade", disse Ribeiro. "Esse também é um presente que São Carlos recebe quando completa 151 anos", acrescentou Sueli.

Segundo Ana Lúcia Cerávolo, presidente da Fundação Pró-Memória, "o concurso do monumento foi uma das ações desenvolvidas para sensibilizar a comunidade para o momento histórico que vivemos, valorizando os aspectos culturais e urbanísticos locais, especialmente o espaço público".

O prefeito Newton Lima ressaltou que a obra exposta em frente ao Paço Municipal expressa a combinação de arte e tecnologia. "Ela homenageia a população que ajudou a construir essa cidade ao longo de 151 anos. É um marco que simboliza os nossos esforços e de tantos que aqui passaram a viver, na intenção de projetar a cidade para o Brasil através da tecnologia e do conhecimento. Também é a junção de talento, arte e emoção", esclareceu.

(05/11/08)