» EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SENAC E PREFEITURA REALIZAM SEMINÁRIO PDF Imprimir E-mail

A educação profissional foi o tema principal de um seminário realizado nesta quarta, dia 24, em São Carlos. Durante o evento – uma parceria entre o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e a Prefeitura, através da Fundação Educacional São Carlos (FESC) –, foram discutidas as ações sociais locais de educação profissional, considerando os novos referenciais do segmento para o trabalho no país e as demandas ocupacionais e tecnológicas do município e da região.

A mesa das autoridades foi composta pelo gerente do Senac São Carlos, Jurandir dos Santos, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Fermiano, pelo secretário municipal de Educação e Cultura, Ramez Atique, que na ocasião representou o prefeito Newton Lima, pela diretora- presidente da FESC, Elisabeth Martucci, e pelo gerente de operações do Senac, Luiz Carlos de Souza.

“Estamos realizando esse seminário porque é o momento em que o governo está revendo diretrizes, e nós resolvemos reunir várias instituições que fazem isso com qualidade aqui no município para podermos discutir essa questão e também estabelecer um fórum permanente de discussão. A educação profissional tem um papel diferenciado porque ela forma e rapidamente emprega, gerando economia, e por isso o país hoje tem um olhar diferenciado para essa área", explicou Jurandir dos Santos.

Santos falou, ainda, da atuação do Senac e das parcerias. “O Senac tem 62 anos de atuação com educação profissional. Somente aqui em São Carlos atuamos há 57 anos, formando, capacitando, entregando para as empresas pessoas qualificadas, e com isso movimentamos a economia. Hoje também temos a FESC como uma das nossas grandes parceiras. A Prefeitura de São Carlos é muito atuante, ela se preocupa com a qualificação dos jovens não só no ensino técnico mas na educação continuada através de várias frentes de trabalho, por isso formatamos esse evento juntos”.

“A educação profissional está em um momento de priorização e de desenvolvimento. Em São Carlos, a Prefeitura já prioriza a formação inicial e continuada de trabalhadores e a qualificação profissional, oferecendo vários cursos tanto para os servidores municipais por meio da Escola Municipal de Governo (EMG) como para a comunidade em geral dentro da programação da Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador)”, ressaltou Elisabeth Martucci.

Já para o secretário Ramez Atique, tanto o Seminário como o Fórum são oportunidades de se discutir os novos rumos para a educação profissional em São Carlos, focados não apenas na qualificação profissional, mas sim na formação para a cidadania plena.

Após a abertura do Seminário foram realizadas três conferências. O primeiro conferencista, professor Francisco Aparecido Cordão, graduado em Filosofia e Pedagogia, com pós-graduação em Sociologia da Educação, falou sobre a “Nova Perspectiva de Educação Profissional no Brasil”. A segunda conferencista do dia, a professora e doutora Rosemary Roggero, graduada em Letras, com mestrado e doutorado em Educação, com especialização em recursos humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado, falou sobre a “Inserção no Mercado de Trabalho e Pesquisa de Egressos”.

Já a última conferência do dia teve como mediador e palestrante o engenheiro eletricista, mestre em Engenharia Elétrica, licenciado em educação profissional e especialista em gestão da educação e coordenador geral de regulação da Educação Tecnológica do Ministério da Educação, o professor Paulo Roberto Wollinger, que falou sobre políticas públicas para o setor.

Fórum
O 1º Fórum Municipal de Educação Profissional que acontece nesta quinta, dia 25, a partir das 8h no auditório do Senac (rua Episcopal, 700, no centro), destinado aos gestores educacionais que militam na cidade, pretende iniciar um processo de articulação das instituições locais com ações na área de educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento de trabalhos em regime de colaboração, além de traçar diretrizes para os próximos encontros.

A atividade será aberta pelo secretário municipal de Educação e Cultura, Ramez Atique, às 14 horas. Em seguida, às 14h30, a diretora-presidente da FESC, Elisabeth Martucci, vai proferir a conferência “A Educação Profissional e o Plano Municipal de Educação: Diretrizes e Desafios”.

(24/09/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos