» CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS COMPLETA DOIS ANOS PDF Imprimir E-mail



O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura comemora dois anos de funcionamento com mais de 1.650 pessoas atendidas e uma média de 1.800 consultas por especialidade. Desde sua inauguração em 14 de setembro de 2006, o CEO oferece tratamento odontológico especializado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço que é oferecido pelo Programa Brasil Sorridente, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde, visa o tratamento especializado da saúde bucal da população, principalmente a mais carente.

O trabalho é feito por uma equipe de 18 profissionais, sendo 9 odontólogos, 5 auxiliares de consultório odontológico, 1 auxiliar administrativo, 1 auxiliar de serviços gerais e 1 anestesista. A unidade dispõe de quatro consultórios odontológicos para atendimento à população, além do raio-X odontológico e demais equipamentos e instrumentais, funcionando das 7h às 17h, de segunda a sexta. Os gabinetes odontológicos visam dar mais segurança, qualidade e conforto tanto aos pacientes quanto aos profissionais.

A população recebe tratamento de periodontia (gengivas), endodontia (canal), cirurgias orais, diagnóstico de lesões bucais com ênfase na identificação do câncer de boca, além de atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais que variam desde pacientes com algum tipo de deficiência física ou mental, pacientes diabéticos, gestantes de alto risco, pessoas com doenças sistêmicas ou outras condições especiais que necessitem de um cuidado especializado do profissional. Os atendimentos são feitos mediante encaminhamentos das UBSs e USFs, após avaliação e atendimento do dentista da unidade, onde é executado o tratamento básico, e só então o usuário é encaminhado ao CEO conforme a necessidade do caso, sendo o acompanhamento do cuidado realizado em parceria com a equipe do Centro.

Para a supervisora do CEO, Fernanda G. Duvra Salomão, o sucesso do serviço se deve à associação do trabalho em equipe, da gestão do cuidado pela rede básica, tendo o CEO como parceiro, à qualificação dos profissionais e a modernos equipamentos. “Temos equipamentos de última geração que facilitam o trabalho da equipe e proporcionam maior conforto aos pacientes. Além disso, a equipe do CEO é motivada e capacitada a trabalhar pelo usuário, fazendo sempre o melhor”.

O CEO também participa do Grupo Técnico de Atenção à Saúde Bucal, que apóia tecnicamente a rede de cuidados da saúde bucal do município. A população é tratada nas UBS, USF e nas Unidades de Pronto-Atendimento por equipes compostas por dentistas e auxiliar de consultório odontológico, onde é oferecido um tratamento clínico como restauração dos dentes, raspagem de tártaro supra-gengival, limpeza, profilaxia, curativos, radiografia, abertura de canal, exames preventivos de câncer bucal, atendimento aos bebês e às mães e cirurgias comuns como extração de dente e de raiz.

Os casos que envolvem tratamento de especialidades, como endodontia (canal), periodontia (gengiva) e cirurgias mais complexas, como extração de dentes inclusos, são encaminhados para o CEO. Todos os dentistas da rede foram capacitados para a prevenção do câncer bucal. O CEO funciona na rua 9 de Julho, 1.615. Mais informações pelo telefone 3374-6848.

Atendimento
Os tratamentos são realizados via encaminhamento das Equipes de Saúde Bucal das UBS e USF. Os pacientes não marcam consultas diretamente no CEO. As equipes de saúde avaliam a necessidade de atendimento especializado e agendam a consulta, que após a conclusão do tratamento voltam a sua unidade de origem para a manutenção deste tratamento.

São Carlos tem 11 consultórios odontológicos completos de atendimento de Saúde Bucal nas Unidades de Saúde da Família e 23 consultórios completos na Atenção Básica (entre Unidades Básicas de Saúde e Modulares), além de aparelhos de raios-X em 10 Unidades de Saúde e 1 consultório na Unidade de Pronto-Atendimento da avenida São Carlos. Cada consultório é equipado com cadeira, refletor, unidade auxiliar (cuspideira), mocho (banquinho), equipo (suporte) e peças de mão, sendo uma de alta rotação e uma de baixa rotação com duas pontas. As equipes de Saúde Bucal são constituídas de 01 cirurgião dentista (CD) 40 horas e uma auxiliar de cirurgião dentista (ACD) 40 horas.

Unidades de saúde
O trabalho das equipes de saúde bucal nas unidades de saúde é direcionados pela busca do serviço pelo usuário, que geralmente ocorre em função de dor ou pela aparência dentária, ou por encaminhamentos de pacientes dos programas pelos demais profissionais da equipe (pacientes gestantes, hipertensos e diabéticos). Nas USFs o tratamento bucal estende-se para toda a família. A lógica do trabalho é feita com intervenção familiar, mapeando as famílias com maior risco e vulnerabilidade para doenças da boca, com ênfase na cárie dentária e câncer bucal. A cobertura do tratamento abrange desde crianças até o trabalhador, bastando à família estar cadastrada no Programa de Saúde da Família.

Em 2007, uma parceria com o governo federal possibilitou que a Prefeitura recebesse do Ministério da Saúde 8 consultórios odontológicos, o que possibilitou a implantação de Equipes de Saúde Bucal em 8 Unidades de Saúde da Família (USF) do município: Santa Eudóxia, Jardim Gonzaga, Jardim Munique, Jardim São Carlos, Presidente Collor, Antenor Garcia, Jóquei Clube e Jardim Guanabara.

Este investimento permitiu novas parcerias, sendo uma delas com a Universidade Federal de São Carlos-UFSCar: a inserção da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade – área de odontologia. Segundo a diretora do Departamento de Atenção Básica, Marílda Siriani, a parceria conta com 14 profissionais cirurgiões-dentistas que atuam nas Equipes de Saúde da Família, como parte de sua formação pós-graduada, sem custo algum para o município, tendo em vista que é o Ministério da Saúde que, por meio da UFSCar, repassa um valor financeiro em forma de bolsa-trabalho aos residentes.

(12/09/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos