» ASSOCIAÇÃO DOS CONTABILISTAS REALIZA EXPOSIÇÃO DE OBJETOS ANTIGOS PDF Imprimir E-mail


A Associação dos Contabilistas de São Carlos, dando prosseguimento às festividades em homenagem ao Contabilista do Ano de 2008, realizará no período de 25 a 30 de setembro, no Palácio do Comércio, com apoio da Fundação Pró-Memória, da Prefeitura, uma exposição de objetos antigos usados pelos profissionais da área de contabilidade.

Estarão expostos materiais como máquinas de escrever, máquinas de somar, máquinas registradoras, livros de contabilidade, relógio de ponto antigo, 30 fotos dos contabilistas eleitos desde o ano de 1978 até 2008 e outras duas fotos do livro de Estanislau Kruszynski, patrono do prêmio Contabilista do Ano.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, “recuperar e valorizar a trajetória dos contabilistas, categoria profissional que tem uma longa história em nossa cidade, é uma ação da Associação que deve ser comemorada. E devemos destacar que a Fundação Pró-Memória estará sempre à disposição da população de São Carlos para realizar ações como esta”.

A Associação dos Contabilistas São Carlos foi fundada em 11 de novembro de 1946, por José Botta, com o objetivo de unir os contabilistas para desenvolver os trabalhos da época, discutir leis e aplicação do trabalho. Logo após sua fundação, a associação teve suas atividades suspensas por dez anos por falta de engajamento dos seus membros. Após esse período, ela voltou a funcionar, realizando apenas reuniões.

Foi na década de 1970 que as atividades foram retomadas com força total. “No início dos anos 70 as leis começaram a mudar muito e os contabilistas ficavam sem nenhuma assessoria, foi então que resolveram ativar a associação de uma forma mais contundente, fazendo reuniões, debates, trazendo palestrantes para falar de assuntos contábeis, e com isso ocorreu uma união maior da classe”, explica o diretor da Associação dos Contabilistas Sebastião Cavallaro. No ano de 1977, foi criada a Lei Municipal nº 7.763/77, que instituiu o Prêmio Estanislau Kruszynski. Esse prêmio, segundo Sebastião Cavallaro, é a maior láurea da classe dos contabilistas na cidade.

Segundo o diretor da Associação dos Contabilistas de São Carlos e delegado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Sebastião Cavallaro, Estanislau Kruszynski foi contabilista em São Carlos, e através de seu trabalho nossa cidade foi considerada berço da contabilidade pública. “Foi Kruszynski que implantou na Prefeitura de São Carlos a contabilidade pública, e depois o país inteiro copiou daqui de nossa cidade”.

Em 1978, foi realizada a primeira eleição e homenagem ao contabilista do ano, e quem recebeu o título foi José Carlos Arthur. “Esse é o 31º ano que a associação elege seu homenageado, faz a sessão solene da Câmara e as festividades para o Contabilista do Ano. Hoje nossa associação conta com 110 associados”, conta Cavallaro.

O contabilista eleito para receber as homenagens neste ano é Dimas Antonio Figueiredo. Membro ativo da Associação dos Contabilistas, participou da fundação do Sindicato dos Contabilistas de São Carlos em 1988.

A abertura da exposição será no próximo dia 25, às 19h45, no Palácio do Comércio, mas somente para convidados. Já do dia 26 até o dia 30 de setembro, estará aberta à visitação pública. O Palácio do Comércio está localizado na Rua General Osório esquina com a Rua Riachuelo. Após esse período, a exposição será levada para a Associação dos Contabilistas de São Carlos, na rua Jesuíno de Arruda, 2.888.

(12/09/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos