» RUBÉOLA PDF Imprimir E-mail

Campanha de vacinação vai até dia 12.



POPULAÇÃO DE 20 A 39 ANOS DEVEM SE VACINAR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população que a Campanha de Vacinação contra a Rubéola e Sarampo vai até o dia 12 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A população de 20 a 39 anos que ainda não se imunizou contra o Sarampo e a Rubéola deve procurar a unidade mais próxima da sua residência.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, apenas 32% do público-alvo foi vacinado desde o início da campanha, em 9 de agosto, até a última segunda, dia 1º. A meta da Secretaria de Saúde é atingir 95% das pessoas de 20 a 39 anos em todo o município.

Os homens ainda são minoria na procura pela vacina; apenas 9.541 homens foram imunizados, enquanto a meta é 38.466. Já as mulheres imunizadas foram 14.814, com meta de 37 mil. Preocupada com a adesão da população, a Secretaria de Saúde está disponibilizando mais postos volantes e buscando a população para se vacinar.

Marilda Siriani, diretora do Departamento de Atenção Básica, explica que todas as medidas estão sendo tomadas para aumentar esse percentual. “Estamos disponibilizando equipes para irem em empresas, comércios e faculdades, numa tentativa de facilitar a imunização da população”.

Mesmo quem já contraiu uma das doenças (rubéola e sarampo) deve procurar uma unidade de saúde para receber a vacina. Eliminar a transmissão da doença e evitar a síndrome da rubéola congênita é a finalidade da campanha de vacinação contra a rubéola. Essa síndrome, que causa deformidades congênitas no bebê, pode ocorrer quando a mãe contrai a doença durante a gravidez. Para mais informações ligue para 3307-1405.

Registros da doença
Em 2007, foram registrados no Estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). A incidência maior da doença entre homens é ainda mais acentuada na faixa entre 20 e 29 anos, responsável por 50,5% dos casos masculinos em 2007. Já os homens de 30 a 39 anos de idade responderam por 28,6% das ocorrências. Nas mulheres, a incidência é similar dos 20 aos 39 anos.

(02/09/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos