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PREFEITO DIVULGA BALANÇO DO ATENDIMENTO PRESTADO EM 12 MESES

O prefeito Newton Lima, acompanhado pelo ouvidor municipal, Ilton Roberto Pratavieira, divulgou nesta sexta, 29, no Auditório “Bento Prado Júnior”, no Paço Municipal, um balanço do primeiro ano de funcionamento da Ouvidoria Geral do Município, uma instância que permite à população dirigir suas críticas, denúncias, sugestões e elogios à administração pública municipal.

Participaram também da apresentação o coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, Alexandre Fuccille, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB São Carlos, Glaudecir Passador, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Fermiano, além de secretários e diretores municipais.

O ouvidor municipal revelou que em 12 meses de atuação a Ouvidoria realizou 1.176 atendimentos, sendo que 957 referem-se a órgãos da administração direta e indireta e 219 a outros atendimentos. “Realizamos 501 atendimentos via e-mail, 588 através do telefone 0800 e 87 atendimentos diretos, ou seja, pessoalmente. Também recebemos 86 elogios direcionados ao prefeito, 13 solicitações, 21 sugestões, 38 pedidos de informação e 61 solicitações de serviços”, explicou.

“Como os números mostram, nós tivemos um afluxo muito grande, muito significativo de demandas via os mecanismos que a Ouvidoria usa para ouvir a população. Temos indicadores superiores aos recomendados pela literatura, pelas experiências nacionais e internacionais de Ouvidoria quanto ao atendimento das demandas apresentadas por intermédio desse canal, já que o nosso índice é de 90,8%, praticamente 91% de resolução quando a literatura internacional coloca que as melhores ouvidorias trabalham com valores em torno de 80% de resolutividade”, ressaltou o prefeito Newton Lima.

O prefeito lembrou, ainda, que a melhoria nos mecanismos de controle teve início em 2004, quando assinou a lei que criou o Sistema de Controle Interno da Prefeitura, reformulando a Corregedoria e criando a Controladoria. “Depois implantamos a Ouvidoria com base em duas concepções: ampliação da participação popular e melhora dos mecanismos de acompanhamento, controle e gestão”.


Pratavieira também apresentou uma tabela geral que mostra as demandas por secretarias e fundações. A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano foi a campeã, recebendo 381 solicitações, sendo que 348 foram resolvidas, um índice de resolução de 91,34%. Já a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas ficou com o segundo lugar, com 194 solicitações – dessas 178 foram equacionadas, um índice de 91,75% (confira na tabela abaixo).

A Ouvidoria Geral do Município funciona no Paço Municipal Sesquicentenário de São Carlos, 1º andar, na rua Episcopal, 1.575, no centro. A denúncia, crítica, sugestão ou elogio pode ser feita pelo telefone 0800-770-1552 ou 3362-1080 ou também enviada para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Aprovação
O prefeito Newton Lima também comentou a pesquisa Ibope divulgada na quinta, dia 28, pela EPTV-Central que avaliou a sua administração. “Foi emocionante, tenho certeza que é inédito para São Carlos, tivemos uma aprovação da ordem de 67% (ótimo e bom) e sabemos que a população de São Carlos é rigorosa na avaliação dos trabalhos realizados pela Prefeitura. Agradeço o povo de São Carlos pelo reconhecimento do esforço que a gente vem fazendo para colocar a cidade no caminho certo. Hoje a nossa cidade já é considerada a 12ª melhor para se viver no nosso país e esse reconhecimento vem com certeza por intermédio desses indicadores. Recebo com muita humildade e vou continuar trabalhando para melhorar cada vez mais”.



(29/08/08)
 
 

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