» PREFEITURA FAZ MANUTENÇÃO NA REDE DE ESGOTO NO BICÃO PDF Imprimir E-mail



Por meio de uma equipe do SAAE (Serviço Autônomo de água e Esgoto), a Prefeitura localizou e consertou um vazamento de esgoto que invadiu a rede de águas pluviais na região do Parque “Veraldo Sbampato”, conhecido como Parque do Bicão. Periodicamente, o SAAE utiliza o caminhão de hidro-jateamento para a limpeza da rede, mas eventualmente pode acontecer algum entupimento, o que faz com que o esgoto transborde para as galerias de águas pluviais.

Foi exatamente o que ocorreu nesta semana naquela região. As equipes do SAAE faziam a sondagem, caminhando por dentro da galeria, quando foi detectado um vazamento de esgoto na rede de águas pluviais da rua Martin Luther King, entre a Antonio Frederico Ozanan e Jerônimo da Costa Terra, o quel já foi solucionado. As equipes da Prefeitura estão sempre atentas a novos vazamentos, mas em caso de novas ocorrência os moradores devem entrar em contato com o SAAE pelo telefone 0800 111 064.

“Esse tipo de vazamento acontece porque a rede de esgoto no entorno do Bicão, além de ser muito antiga, é feita em manilhas de cerâmica que se rompem com facilidade. Outro fator que contribui para a danificação da rede é o solo constantemente encharcado por abrigar nascentes. No serviço de manutenção realizado pela Prefeitura, a tubulação danificada sempre é trocada por uma nova tubulação em PVC, mais resistente e adequada para esse tipo de canalização”, explicou o superintendente de projetos e operações do SAAE, Benedito Carlos Marquezin.

Segundo o presidente do SAAE, a autarquia tem um programa permanente de combate às ligações cruzadas, ou seja, ligações de esgoto que são jogadas nas redes de galerias pluviais e podem chegar aos mananciais. “É um problema crônico na cidade de São Carlos, principalmente por estar ligado às residências mais antigas. Temos que ser firmes no combate a essas ligações, pois elas poluem os mananciais de recursos hídricos. Essa é uma preocupação permanente da Prefeitura, que tem trabalhado na coleta correta do esgoto que será destinado à ETE – Estação de Tratamento de Esgoto –, que em breve estará em funcionamento”, ressaltou o presidente do SAAE, Eduardo Cotrim.

Manutenção e reparos
Além da manutenção da rede de esgoto e das galerias de águas pluviais, o Parque do Bicão também recebe manutenção periódica por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, que realizou, entre outros serviços, a pintura da marquise, reparos e troca das grades danificadas, drenagem sub-superficial na região da arena – onde ocorria afloramento de água –, manutenção em toda a parte elétrica e de iluminação, recuperação de calçadas em concreto e mosaico português, e a limpeza da área externa, com o corte do mato e da vegetação rasteira.

“Por se tratar de uma área de preservação permanente (APP) existem algumas restrições às ações de limpeza pública que podem ser realizadas no local. Uma delas é a retirada da vegetação nativa, ou seja, as taboas (Typha domingensis), que só podem ser cortadas com autorização dos órgãos competentes, no caso o DEPRN – Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais –, caso contrário será considerado crime ambiental, conforme dispõe a Lei Federal nº 9.605/98”, explicou a diretora do Departamento de Política Ambiental, Ana Paula Castral.

Histórico



Construído em 1982, com uma área total de 41.800,00 m2, o Parque “Veraldo Sbampato”, conhecido como Parque do Bicão, é uma área de proteção permanente (APP) que abriga nascente e vegetação nativa, integradas às áreas de lazer e esporte. O parque possui uma pista para caminhada com 500 metros lineares e três quadras de esportes, onde se praticam vôlei, basquete, handebol e futsal. Essas características permitem que a Prefeitura desenvolva diversas atividades esportivas no local, entre elas aulas de Futsal e Karatê para crianças de 7 a 14 anos, realizadas no Centro de Esportes e Recreação do Bicão.

Além disso, o Bicão também é palco de manifestações culturais. Dois momentos merecem ser destacados: a apresentação do espetáculo “Renato Russo, a Peça”, que reuniu milhares de pessoas em junho do ano passado, e o projeto Tenda Móvel de Teatro, desenvolvido pelo Departamento de Artes e Cultura, que busca resgatar o movimento teatral são-carlense e leva aos bairros uma oportunidade de convivência com as manifestações artísticas.

(29/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos