» TEATRO DE ARENA RECEBE MOSTRA DO CIRANDA CULTURAL NO SÁBADO PDF Imprimir E-mail



Apresentações de dança, música, teatro, exposições de arte e muitas outras atrações poderão ser conferidas na manhã deste sábado, dia 30, a partir das 9h, durante a Mostra Geral do Projeto Ciranda Cultural, que será realizada no teatro de arena, que fica ao lado do Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”,

Realizado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Artes e Cultura e da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, o projeto oferece aulas em escolas municipais, praças, centros comunitários e entidades de atendimento à criança, ao adolescente e aos adultos em situação de vulnerabilidade social.

Somente no primeiro semestre, foram abertas mais de mil vagas para cursos de violão, viola caipira, flauta doce, percussão, discotecagem, teatro, dança, break, confecção de instrumentos, improvisação, arte circense, oficina de confecção de bonecos, hip-hop, cultura popular, criação de histórias, confecção de livro, desenho, grafite, pintura mural, arte e tranças africanas.

A Mostra Geral do Ciranda Cultural é promovida no final de cada semestre de atividades, quando os alunos se reúnem para conhecer as ações de todas as comunidades que integram o Ciranda. Além das apresentações do projeto, na parte interna do Teatro Municipal, a partir das 11h30, será encenada a peça “Dom Caixote e o Bode”, da companhia teatral Burucutu. A entrada é gratuita.

Oficinas
Entre as diversas atividades oferecidas pelo projeto Ciranda Cultural está a oficina de Bonecos com Escalas Variáveis que acontece toda quarta-feira, das 14 às 17h, no Centro Comunitário do Parque Delta. O professor Tiliano de Siqueira explicou que 13 crianças participam da oficina que instrui como fazer a montagem de marionetes de madeira.

“Cada criança está fazendo seu próprio boneco, depois, eles irão criar uma história para uma animação que vamos fazer”, disse Tiliano. Os integrantes da oficina estão empolgados com a montagem dos bonecos. “Eu comecei a fazer o curso por causa do meu primo que também participava e estou adorando criar estes bonecos, é bem divertido”, afirma Kaliza Ramos, de 12 anos.

Vitor Henrique Pereira, de 11 anos, é outro que participa da oficina. “Pedi pra minha mãe me colocar em algum curso do Centro Comunitário e ela me trouxe para o de bonecos que é muito legal”. A escolha dos professores que estão no Ciranda Cultural é realizada através de um chamamento público. Eles passam por um processo de formação que aborda temas como arte-educação, diversidade, rede e comunicação e políticas públicas.

Vagas
As inscrições estão abertas para o segundo semestre do Ciranda Cultura e podem ser feitas nos centros comunitários e nas escolas municipais onde ocorre o projeto Escola Nossa. Mais informações sobre as atividades do Ciranda Cultural podem ser obtidas no Departamento de Artes e Cultura - Estação Cultura (3373-2700), Secretaria de Cidadania e Assistência Social, (3371-2290), e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, (3307-7505) e 3373-3221.

Ciranda Cultural.

(28/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos