» DIA D PDF Imprimir E-mail

Vacinação contra rubéola e sarampo será neste sábado.



SERÃO 24 POSTOS PARA VACINAR HOMENS E MULHERES DE 20 A 39 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, promove neste sábado, dia 30, o “Dia D” de vacinação contra rubéola e sarampo, uma iniciativa do Ministério da Saúde que acontece em todo o país. A vacina, chamada de dupla viral, estará disponível somente para as pessoas com idade entre 20 e 39 anos. A vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Mercado Municipal (confira a lista abaixo). O horário de atendimento em todos os postos será das 8h às 17h.

A campanha, que teve início dia 9 de agosto e vai até o dia 12 de setembro, imunizou até agora 18% da população-alvo, ou seja, na faixa etária dos 20 aos 39 anos, quando a meta é atingir 95%. Mesmo quem já contraiu uma das doenças (rubéola e sarampo) deve procurar uma unidade de saúde para receber a vacina. Eliminar a transmissão da doença e evitar a síndrome da rubéola congênita é a finalidade dessa campanha de vacinação. A síndrome, que causa deformidades congênitas no bebê, pode ocorrer quando a mãe contrai a doença durante a gravidez.

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Edel Zóia, explicou que o “Dia D” é para facilitar o comparecimento da população. “Será montado um esquema especial de vacinação em todas as unidades de saúde e no Mercado Municipal para que as pessoas que não puderam comparecer aos postos durante a semana possam se imunizar”. Já o secretário de Saúde, Arthur Pereira, espera que os homens também compareçam aos postos de vacinação. “Mesmo sendo crescente o número da doença nos rapazes, a grande maioria não se vacina. Esperamos a participação do público masculino para vencermos essa luta”.

Outras vacinas
Além da vacina contra a rubéola e sarampo, também estarão disponíveis as vacinas contra a febre amarela para aqueles que ainda não se imunizaram e contra a paralisia infantil para crianças de zero a 5 anos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina.

Registros da rubéola
Em 2007, foram registrados no estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). A incidência maior da doença entre homens é ainda mais acentuada na faixa entre 20 e 29 anos, responsável por 50,5% dos casos masculinos em 2007. Já os homens de 30 a 39 anos de idade responderam por 28,6% das ocorrências. Nas mulheres, a incidência é similar dos 20 aos 39 anos.

Postos de vacinação:
- UBS Azulville - Rua Madre Marie Blanche, 1.021
- UBS Cidade Aracy - Rua Sebastião Lemos, 426
- UBS Cruzeiro do Sul - Rua Basílio Dibbo, 1.055
- UBS Faggá - Rua João Lourenço, 44
- UBS Parque Delta - Rua Pedro Cavarette, 151
- UBS Redenção - Rua Des. Júlio de Faria, 1.700
- UBS Santa Felícia - Rua Joaquim A. R. de Souza, 40
- UBS Santa Paula - Rua Luís Saia, 44
- UBS São José - Avenida Araraquara, 1.199
- UBS Vila Isabel - Rua Vicente de Carvalho, 566
- UBS Vila Nery - Rua da Imprensa, 410
- UBS Botafogo - Avenida José Pereira Lopes – 1.650
- USF Antenor Garcia - Rua Quatro, 798
- USF Cidade Aracy - Rua Maria das Graças T. Custódio, 107
- USF Presidente Collor - Rua Antônio Pratavieira, 140.
- USF Jardim Munique - Rua Domingos Juliano, 457.
- USF Jardim São Carlos - Rua 13 de Maio, 1.173.
- USF Romeu Tortorelli - Rua Leonardo C. de A Botelho, 52.
- USF Santa Eudóxia - Rua Cristóvão Martineli, s/n.
- USF Água Vermelha - Rua Bela Cintra, 05
- USF Jardim Gonzaga - Avenida Maranhão, 35
- USF Jockey Club e Guanabara - Rua Rio Araguaia, 750
- USF Santa Angelina - Rua Gaudêncio Zanetti, 170
- Posto volante: Mercado Municipal - Centro

(26/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos