» OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA PDF Imprimir E-mail

Alunos da rede municipal são homenageados.



ALUNOS RECEBERAM MEDALHAS E MENÇÃO HONROSA EM CERIMÔNIA

Na manhã desta segunda, dia 25, a Coordenadoria Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) realizou no anfiteatro da Escola Álvaro Guião a entrega de medalhas e menção honrosa aos estudantes das escolas públicas de São Carlos e região que se destacaram na edição 2007 da Olimpíada.

Participaram do evento o secretário de Educação e Cultura de São Carlos, Ramez Atique, a coordenadora regional da OBMEP, Yuriko Yamamoto Baldin, o deputado federal Lobbe Neto, a dirigente regional de ensino, Débora Blanco, o secretário de Educação de Corumbataí, Carlos Jaques, Ana Maria Machado, representando o secretário de Educação de Descalvado, Rosana Puertas, de Dourado, Maria da Penha Celenza, de Ibaté, e Maria Eugênio Telore, de Ribeirão Bonito.

Segundo Yuriko Yamamoto Baldin, a 4ª edição da OBMEP começa nesta terça, dia 26, em todo o país com o dobro de participantes da primeira edição. “Depois de três anos de trabalho estamos colhendo os frutos com a participação de milhões de estudantes brasileiros. Em 2005, 7 milhões de alunos participaram da OBMEP; este ano, serão 17 milhões”.

Para o deputado Lobbe Neto, é preciso investir cada vez mais em educação para que os jovens possam alcançar bons resultados não apenas na Olimpíada de Matemática, mas em todas as áreas. O secretário Ramez Atique destacou que o potencial dos estudantes em Matemática é grande, no entanto, é preciso um trabalho em equipe nas escolas. “O aluno não vence sozinho, mas com a orientação dos professores, coordenadores e diretores, além do engajamento de toda a comunidade”.

EMEB “Carmine Botta”
Em São Carlos, apenas um estudante foi premiado com medalha de ouro na OBMEP 2007: Luiz Fernando de Moura, da Escola Industrial Paulino Botelho. Entre os oito medalhistas de bronze está Fernanda Palombo, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Carmine Botta”. Além da medalha, Fernanda ganhou uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq e vai frequentar um curso de capacitação na USP de São Carlos durante os finais de semana.

Outros alunos da rede municipal de ensino receberam certificados de Menção Honrosa, que foram entregues simbolicamente a Fernanda Palombo. Na EMEB “Carmine Botta” os estudantes Otávio Gonçalves, Beatriz Spigolon, Victor Carvalho, Clara Guandalini, João Gabriel Guimarães e Murilo de Carvalho receberam os certificados. Douglas Marques da EMEB Dalila Galli também ganhou Menção Honrosa.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica. Ela é dirigida aos alunos de 5ª a 8ª série (6º e 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e municípios dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

A premiação de alunos totaliza 300 medalhas de ouro, 600 medalhas de prata e 2.100 medalhas de bronze. Todos os alunos premiados com medalhas recebem bolsas de Iniciação Científica. Além disso, são concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30 mil alunos.

(25/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos