» SALTO DE OURO PDF Imprimir E-mail

Para marcar a conquista da atleta Maurren Maggi nas Olímpiadas de Pequim, o prefeito Newton Lima anunciou a construção de um monumento em sua homenagem na Praça Coronel Salles. A são-carlense conquistou a medalha de ouro no salto em distância com a marca de 7,04 m. Maurren entrou para a história do esporte ao ser a primeira brasileira a ganhar uma medalha de ouro em disputa individual. Newton Lima acompanhou a prova na casa dos pais de Maurren, na Vila Nery, onde amigos e familiares torceram e vibraram com a vitória inédita.





HOMENAGEM À ATLETA ENTRA NO PROJETO DE REFORMULAÇÃO DA PRAÇA

A medalhista olímpica de ouro Maurren Maggi será homenageada pela administração municipal com a construção de um monumento na Praça Coronel Salles, que no momento passa por reformas. A imagem da primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro individual em Olimpíadas em todos os tempos será outra novidade na reforma da praça. Maurren, veterana da Olimpíada de Sydney-2000, ficou fora de Atenas-2004, mas teve seu maior momento em Pequim-2008.

“A Maurren Maggi é orgulho dos são-carlenses e do Brasil, e nada mais justo que essa homenagem. Pensamos em dar o nome da atleta ao futuro Centro Olímpico, mas infelizmente a Lei Orgânica do Município não permite. Por isso, já determinamos à equipe responsável pela reforma da praça que seja estudada a construção de um monumento da atleta que tenha 7,04 m, que é para lembrar a marca alcançada em seu salto”, disse o prefeito. A atleta cravou 7,04 m logo na primeira tentativa, na final do salto em distância, e garantiu o primeiro lugar do pódio.

O prefeito Newton Lima e o presidente da Câmara Edson Fermiano acompanharam a prova na casa da família, na Vila Nery, em São Carlos. Newton disse ao pai da atleta, Willian Maggi, que aguarda a chegada de Maurren para que ela receba as honras do município. “A conquista da medalha olímpica demonstra o poder de superação e a vontade de vencer dessa excepcional atleta, que merece todas as honras, pois não esqueceu das suas origens. Ela merece que a cidade se mobilize para homenageá-la”, destacou o prefeito.

Quando a atleta voltar ao Brasil e a São Carlos, Maurren deverá desfilar em carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade. Ela também será homenageada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que a escolheu como porta-bandeira da delegação brasileira no encerramento do jogos olímpicos, marcado para domingo. “Recebi um telefonema do ministro do Esporte Orlando Silva parabenizando a cidade pela conquista e nos convidando para a cerimônia de recepção que o presidente Lula vai fazer à delegação brasileira e a nossa medalhista olímpica”, revelou o prefeito.

Pista de atletismo
Grande incentivadora do atletismo, Maurren deu provas que não se distancia de suas raízes. Seu talento foi descoberto nas aulas de educação física do CEMEI “Cônego Manoel Tobias”. Em maio desse ano, como retribuição a tudo o que o esporte lhe trouxe, Maurren inaugurou a pista de salto em distância “Oswaldo Maggi”, que presta uma homenagem ao avô da atleta. A construção da pista na escola onde Maurren começou a estudar em 1983 foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Recoma. “Eu comecei nesta escola quando era pequena e tive o incentivo dos meus pais e professores para ser esportista. Por isso digo que todo sonho é possível”, disse a atleta na inauguração. “Também não posso deixar de agradecer a Prefeitura por ter construído esta pista na escola onde eu dei o meu primeiro salto”, completou.

Ainda neste ano, a Prefeitura conquistou com o apoio de Maurren junto ao Ministério do Esporte R$ 3 milhões para a construção de uma pista de atletismo na cidade, que será transformada num Centro de Treinamento de Alto Desempenho. O projeto também prevê uma pista sintética oficial com 400m e 8 raias, arquibancada, campo de futebol e vestiários. O objetivo da Prefeitura é ampliar a formação de atletas olímpicos na cidade. Com nível internacional, o local vai permitir a realização de provas como o Troféu Brasil de Atletismo. Esse projeto, inclusive, foi apresentado por Newton, Maurren e Nelson Prudêncio, outro medalhista olímpico, na Federação Paulista de Atletismo, em julho deste ano.

A pista terá nível internacional onde poderão ser realizadas provas importantes do calendário brasileiro como, por exemplo, o Troféu Brasil de Atletismo. “A Prefeitura de São Carlos já estuda três áreas que podem abrigar um centro de nível internacional para que a cidade possa promover importantes eventos relacionados ao atletismo”, explicou à época Newton Lima.

“Meu grande sonho é disputar competições na cidade em que nasci, para que meus amigos de São Carlos possam ter a oportunidade de prestigiar provas com a minha participação. E esse sonho está prestes a ser realizado”, disse Maurren na mesma ocasião. A pedra fundamental de construção da pista de atletismo deve ser lançada em dezembro.

(22/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos