» RETIRADA TORRES PDF Imprimir E-mail


Começa nesta semana, na avenida Henrique Gregori, a desmontagem e retirada das 129 torres de transmissão de energia elétrica que estão desativadas. A autorização já foi assinada pelo secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci. A operação e o transporte do material até Campinas serão acompanhados pela Polícia Ferroviária Federal. A retirada vai permitir a construção do Parque Linear das Torres, com espaço para ciclovia e pista de caminhada. Apenas uma das torres vai continuar no local como símbolo do Parque.

EMPRESA COMEÇA A RETIRAR AS TORRES NESTA QUINTA

A empresa vencedora da licitação realizada pelo Ministério dos Transportes deve iniciar na tarde desta quinta, dia 14, na avenida Henrique Gregori, a desmontagem e retirada das 129 torres desativadas de transmissão de energia elétrica existentes em São Carlos, tanto na área urbana quanto na área rural do município.

A autorização para a retirada foi assinada e entregue à empresa nesta quarta, dia 13, pelo secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, que estava acompanhado pelo diretor de Trânsito da Prefeitura, Osni Frani da Silva, e pelo agente da Polícia Ferroviária Federal, Antonio Vitor Ferreira da Silva, que vai acompanhar a retirada e fazer a escolta do material até o pátio da rede em Campinas. “O acompanhamento da Polícia Ferroviária Federal se faz necessário porque as torres integram o patrimônio da União”, explicou o agente.

Em entrevista, o secretário Ricardo Martucci disse que a retirada das torres é uma grande vitória da Prefeitura, que encaminhou a primeira petição em 2001. “Estamos eufóricos porque, sem dúvida, é um momento muito especial, porque além dessas torres comprometerem a paisagem urbana e de apresentarem algum grau de perigo quando chove ou venta, a retirada vai permitir a construção do Parque Linear das Torres, na avenida Henrique Gregori, sem obstáculos à ciclovia ou à pista de caminhada e com um visual moderno e bonito. Apenas uma torre vai permanecer no cruzamento da Henrique Gregori com a avenida Grécia, como símbolo do Parque Linear e onde também, tradicionalmente, montamos a árvore de natal na Vila Prado, em parceria com a Eletrolux”.

Ainda de acordo com Martucci, a grande preocupação da Prefeitura é que a retirada das torres seja realizada com toda a segurança. “Teremos o acompanhamento da Polícia Ferroviária Federal, dos agentes de trânsito e da fiscalização da Prefeitura. A população pode ficar tranqüila com relação à execução dos trabalhos”.

“Uma intervenção desse tipo sempre causa algum tipo de transtorno no trânsito, mas a Prefeitura vai trabalhar para que o transtorno, caso ocorra, seja o menor possível”, adiantou o diretor do Departamento de Trânsito da Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Osni Frani da Silva.

(13/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos