» PREFEITURA CAPACITA GESTORES EM OFICINA DE MEIO AMBIENTE PDF Imprimir E-mail



No sábado, dia 9, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, realizou a Oficina do Meio do Ambiente no Campus I da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery.

Com o apoio da ONG Associação Voluntária de Proteção Civil de São Carlos (PROCIV) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o objetivo do evento foi formar cidadãos capazes de reconhecer os problemas socioambientais de sua comunidade, apresentando soluções adequadas e elaborando um projeto de desenvolvimento estratégico para melhorar a qualidade de vida deste espaço.

“A proposta de unir toda sociedade são-carlense na direção de solucionar os problemas ecológicos está inserido na filosofia do governo Newton Lima, que sempre clamou pela participação popular”, exemplificou o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Adilson Cruz.

Esta oficina está integrada ao Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA-PNC), implementado em todos os estados da federação. A Associação Paulista de Municípios (APM) participa da Comissão Tripartite do Estado de São Paulo, sendo constituída a partir de um decreto do Ministério do Meio Ambiente.

Esta comissão é composta por dois representantes do governo federal (Ministério do Meio Ambiente e IBAMA), dois do governo estadual (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e CETESB) e dois dos municípios (APM e ANAMMA). “O objetivo é englobar munícipes dos mais variados setores da nossa sociedade, pois assim, alcançaremos uma maior pluralidade durante a administração dos acontecimentos”, observou o secretário Cruz.

Os futuros gestores adquiriram conceitos fundamentais de educação ambiental e dos aspectos socioambientais das bacias hidrográficas. O conteúdo pedagógico foi discutido em seis temas centrais: histórico da ocupação, água, flora, fauna, resíduos sólidos e planejamento urbano. “A existência de um agente com este perfil nos bairros será crucial para os dias de hoje, onde cada vez mais, os problemas ambientais estão dificultando a rotina diária de toda uma comunidade”, advertiu Cruz.

(11/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos