» PRÓ-MEMÓRIA: BIBLIOTECA OFERECE SERVIÇO DE CATÁLOGO ONLINE PDF Imprimir E-mail



A Fundação Pró-Memória de São Carlos, instituição de direito público ligada à Prefeitura, tem como missão preservar e divulgar o patrimônio cultural do município. Além do Arquivo Público e Histórico da Cidade, a unidade ainda mantém uma biblioteca acessível à consulta pública. Formada em 2003, essa biblioteca faz parte do SIBI - Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos -, possuindo um acervo de 4.093 itens, entre livros e periódicos, sendo que a obra mais antiga é datada de 1798.

Segundo a diretora do SIBI São Carlos, Lourdes Moraes, o município de São Carlos orientado pelas diretrizes estabelecidas pelo PNLL – Plano Nacional do Livro e da Leitura – vem consolidando sua Política do Livro e da Leitura implantada a partir de 2005, com a criação do SIBI, que tem como proposta o incentivo ao livro e à leitura, envolvendo educação, cultura e memória num movimento de compromisso de todos – escolas, bibliotecas, arquivos, museus e toda a comunidade.

“Nesta direção muitas metas foram conquistadas, como a implantação de uma rede de bibliotecas todas integradas ao SIBI e que, portanto, integram em um único banco de dados todo o conjunto de acervo armazenado nas bibliotecas de apoio, que é o caso da Fundação Pró-Memória, nas bibliotecas públicas e nas bibliotecas escolares comunitárias”, explica Lourdes Morais.

São Carlos conta hoje com 17 bibliotecas que têm em comum um Programa de Incentivo ao Livro e à Leitura e o Programa de Acesso à Informação, sendo que em 11 unidades também já é desenvolvido o Programa de Inclusão Digital, utilizando as mais modernas tecnologias de informação e comunicação.

O acervo, um dos pontos mais importantes para a efetivação de uma política de leitura, recebeu um investimento relevante, tanto no que diz respeito à quantidade de obras, que atinge a marca de 112 mil volumes, como no aspecto de seleção e processamento técnico e disponibilização. Todo o acervo está devidamente registrado em banco de dados, disponível para consulta por toda a população, assim, todas as bibliotecas estão informatizadas, prestando ao cidadão um serviço de qualidade.

“Os acervos históricos, a preservação da memória e do patrimônio cultural também são metas para a efetivação da Política do Livro e da Leitura, assim como garantir o acesso à cultura e a preservação do patrimônio por meio da organização e disponibilização de acervos históricos é também uma grande diretriz dentro da política do Livro e da Leitura”, comenta a diretora do SIBI.

Os acervos das bibliotecas de apoio da Fundação Pró-Memória e da Fazenda Pinhal foram devidamente organizados e acondicionados de forma a disponibilizar toda a memória e a história ali registrada, e enriquecem e diferenciam, de forma excepcional, o repertório das coleções bibliográficas e de materiais especiais do município de São Carlos.

A presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Cerávolo, explica que a biblioteca está dividida em dois acervos: o Acervo Lobo, biblioteca particular da família do professor Dr. Roberto Leal Lobo e Silva Filho, que conta com 3.563 obras em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, de conteúdo diversificado e eclético (literatura brasileira, estrangeira, biologia, sociologia e filosofia); e a biblioteca de apoio, com obras basicamente escritas em português, subdividida em coleção especial, geral, obras de referência e São Carlos, com obras de autores da cidade e temas como patrimônio cultural e arquivologia.

A biblioteca da Fundação Pró-Memória tem como objetivo divulgar as obras existentes no seu acervo, facilitar e agilizar as consultas de usuários. Para isso, em junho de 2008 foi disponibilizado o serviço de catálogo on-line, disponível no site www.promemoria-sc.com.br/phl8/. “Em função do tipo de acervo, o acesso às obras é realizado apenas no local, não sendo permitida a retirada dos livros”, ressalta a presidente da Fundação Pró-Memória.

A biblioteca da Fundação Pró-Memória fica na Estação Cultura, Praça Antonio Prado s/n,º na antiga estação ferroviária. As consultas podem ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 18h.

(07/08/08)
 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos