» EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PDF Imprimir E-mail

Professores participam de workshop.



AÇÕES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO AJUDARAM A REDUZIR ATROPELAMENTOS

Na noite de segunda, dia 4, no auditório "Bento Prado Jr.", no Paço Municipal, a Prefeitura realizou um workshop de educadores de trânsito, cujo objetivo é valorizar os profissionais de educação das redes municipal e particular de ensino, que no decorrer de suas aulas trabalham para a maior conscientização na adoção de comportamentos seguros e na sensibilização para a importância da segurança no trânsito.

O curso de formação de professores, que culminou no workshop, contou com a participação de 67 educadores das redes municipal e particular de ensino. O curso, que teve início em março e foi finalizado em julho, foi promovido pela Escola Municipal de Governo (EMG) da Prefeitura.

Participaram da cerimônia o prefeito Newton Lima, o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles, o secretário de Educação e Cultura, Ramez Atique, a diretora presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Elisabeth Martucci, a coordenadora da EMG, Elisete Pedrazzani, e a chefe de divisão de Ações Comunitárias e Educação da Prefeitura, Christiana Maria Lemos Barbato.

Ricardo Meirelles enalteceu a importância da agregação de valores entre as secretarias de Trânsito e Educação na conscientização dos alunos quanto às regras de comportamento no trânsito. Ele frisou as ações que o governo Newton Lima tomou nos últimos 7 anos para educar motoristas e pedestres por meio dos professores. "Nesse período formamos 950 multiplicadores por meio dos Programas de Educação para o Trânsito. Atendemos mais de 30 mil alunos e mais de 200 escolas já participaram do projeto", contou.

Meirelles também citou a realização de seis edições do Consetran (Concurso para Educação e Segurança no Trânsito de São Carlos), que envolve alunos, professores e a comunidade em geral e já distribuiu 200 prêmios, além de ter contado com a participação de 11 mil pessoas. "Essas iniciativas refletem, por exemplo, na queda de atropelamentos. Em 2000, tínhamos uma média de 23,5 atropelamentos a cada 10 mil veículos. Em 2007, foram 13,4, o que representa uma redução de 57%", destacou. Nesse mesmo período, a evolução da frota de veículos em São Carlos representou 45%.

O prefeito Newton Lima aplaudiu a realização do workshop, ressaltando que processos adotados pela administração "representam o tratamento da educação no trânsito como processo de conscientização". "Nossa administração tem se preocupado em melhorar a qualidade viária do município, por isso investimos na construção do complexo viário Parque da Chaminé e agora, com a parceria da empresa Electrolux, a cidade ganha o Parque Linear das Torres, na região do Boa Vista", completou.

Em seguida, o prefeito fez a entrega simbólica de certificados de participação no workshop aos professores Gislaine de Santi Granato, do Cemei "Osmar Stanley de Martini", Isabel dos Santos Silva, do Cemei "Vitório Rebucci", e Cristiano Tadeu Machado, do colégio Educativa.

(05/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos