» SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO PDF Imprimir E-mail


A Secretaria Municipal de Saúde, o Grupo Técnico de Aleitamento Materno, o Banco de Leite de São Carlos e o Rotary Club São Carlos participam da Semana Mundial de Amamentação, que acontece de 1º a 7 de agosto tendo como tema a importância de apoiar a mulher para o aleitamento. Com o slogan “Se o assunto é amamentar, apoio à mulher em primeiro lugar”, a semana vem mostrar a importância do apoio da família, do companheiro, dos profissionais de saúde e da comunidade em relação ao aleitamento.

Durante a semana, nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família estarão expostos painéis com fotos de mães amamentando, além de informações sobre os benefícios de uma amamentação saudável para a mãe e o bebê. Neste sábado, dia 2, na Praça da XV, será realizado o “Amamentando na Praça”, das 14h às 17h, com apresentação da Orquestra da UFSCar e atividades recreativas com as crianças. O objetivo do evento é promover o aleitamento e prestar uma homenagem às mães que amamentam.

Banco de Leite
O Banco de Leite de São Carlos precisa aumentar o número de doações de leite materno para atender às crianças prematuras da UTI Infantil do município. Hoje o banco conta com 16 doadoras, mas o ideal para um bom atendimento seria 35 doadoras. Em São Carlos, o Banco de Leite atende diariamente uma média de 10 bebês prematuros da UTI Infantil e, quando o número de doações permite, atende também crianças que já foram para o berçário externo.

As interessadas em ajudar devem procurar o Banco de Leite e fazer um cadastro de doação. Além de orientações, as doadoras recebem todo o material necessário para a coleta e terão as doações recolhidas em suas residências por uma equipe da maternidade. Mais informações na maternidade Dona Francisca Silva ou no telefone 3373-2699.

Vantagens da amamentação
Para o bebê:
• O leite materno contém todos os nutrientes que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida.
• Crianças que mamam no peito são mais inteligentes.
• Aumenta o laço afetivo mãe-filho, fazendo o bebê sentir-se amado e seguro: crianças que mamam no peito tendem a ser mais tranqüilas e mais fáceis de socializar-se durante a infância.
• Facilita a liberação de mecônio (as primeiras fezes do bebê), diminuindo o risco de icterícia e protegendo contra a prisão de ventre.
• O leite materno promove o crescimento no intestino da criança de microrganismos (lactobacillus) que fermentam o açúcar do leite (lactose) tornando as fezes mais freqüentes e menos consistentes, principalmente nas duas primeiras semanas de vida. Esses microrganismos impedem que outras bactérias se instalem e causem diarréia.
• Leite materno contém endorfina, substância química que ajuda a suprimir a dor.
• Crianças que tomam mamadeira têm maiores riscos de obesidade na vida adulta. O leite materno protege o bebê de infecções (especialmente diarréias e pneumonias).
• Possui anticorpos, leucócitos e outros fatores anti-infecciosos, que protegem contra a maioria das bactérias e vírus. Portanto, crianças que mamam no peito têm risco 11 vezes menor de morrer por diarréia e 4 vezes menor de morrer por pneumonia do que os bebês alimentados com leite de vaca ou artificiais.
• Nos bebês, o ato de sugar o seio é importante para o desenvolvimento da mandíbula, dentição e músculos da face, contribuindo também para outros benefícios, como o bom desenvolvimento da fala.
• O leite materno protege a criança contra alergias.

Para a mãe:
• Diminui o tempo de sangramento pós-parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal: Quando a criança suga, a hipófise posterior da mãe é estimulada a produzir um hormônio (ocitocina) que contrai o útero diminuindo o sangramento e favorecendo que o útero volte mais rapidamente ao volume normal.
• Ajuda a mãe a voltar mais rápido ao peso pré-gestacional: Durante o último trimestre da gestação a mulher acumula energia sob a forma de gordura para cobrir os gastos calóricos com a amamentação. E calcula-se que a mulher que amamenta exclusivamente gasta 704 Kcal/dia. Portanto, a amamentação ajuda a mãe a voltar mais rápido ao seu peso pré-gestacional uma vez que gasta as Kcalorias acumuladas.
• É um método natural de planejamento familiar (evite novas gestações): O aleitamento materno exclusivo em sistema de livre demanda (inclusive durante a noite), nos seis primeiros meses após o parto, desde que não surja menstruação, é um bom método de planejamento familiar (método da amenorréia da lactação), com falha estimada inferior a 1,8%.
• Pode reduzir a chance de câncer de ovário e de mama: Estudos de populações demonstraram que mulheres que amamentaram com maior freqüência e por mais tempo tiveram menor risco de câncer de ovário e de mama.
• Aumenta o vínculo afetivo mãe-filho: Estudos têm demonstrado que o contato do bebê com peito e o estímulo da amamentação na primeira hora após o parto favorece o êxito da amamentação, prolongando o seu tempo e diminuindo o risco de abandono de crianças.

Para a família:
• A amamentação é mais econômica para a família. No Brasil, um bebê pode custar metade de um salário mínimo por mês (incluindo mamadeiras, bicos, leites infantis, complemento, gás, remédios etc.).
• Como os bebês amamentados adoecem menos, os pais desses bebês têm menos problemas cuidando de crianças doentes, isso significa mais tempo para toda a família.
• Melhora a qualidade de vida das crianças e de toda a família.

Para o planeta:
• Amamentar é um ato ecológico! Se cada mulher dos EUA desse mamadeira ao seu bebê, seria preciso quase 86.000 toneladas de alumínio para produzir 550 milhões de latas por ano. Se cada mulher da Inglaterra amamentasse, seriam economizados 3.000 toneladas de papel para os rótulos dos leites infantis.
• Mas o leite não é o único problema. Mamadeiras e bicos são feitos de plástico, vidro, borracha e silicone. A produção desses materiais é cara e constantemente não são reaproveitados. Todos esses produtos usam recursos naturais, causam poluição na sua produção e distribuição, além do lixo produzido em seu empacotamento, promoção e exposição.

(30/07/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos