» MINISTRA NILCÉA FREIRE VISITA SÃO CARLOS NA SEGUNDA PDF Imprimir E-mail

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, estará em São Carlos nesta segunda, dia 14, para uma palestra às 9h, no Paço Municipal, sobre o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, e logo após visitará o Centro de Referência da Mulher e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O tema que será tratado em sua palestra é o conjunto de ações, em todos os estados brasileiros, que visa o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres. Ele investirá em quatro anos – 2008 a 2011 – 1 bilhão de reais.

“O pacto está organizado em quatro áreas estruturantes: consolidação da política nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres e implementação da Lei Maria da Penha; promoção dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão; promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e enfrentamento à feminização da aids e outras DST; e combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres”, explica Raquel Auxiliadora dos Santos, chefe da Seção de Atendimento à Mulher da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

Segundo Raquel, no Centro de Referência à Mulher são disponibilizadas orientação jurídica, sala de informática para uso das mulheres, onde ocorrerão cursos de inclusão digital ministrados pelo Programa de Inclusão Digital (PID) da Fundação Educacional São Carlos (FESC), biblioteca da mulher, além de cursos de capacitação para a Rede de Atendimento à Mulher.

“O CREAS é responsável por ações de orientação, proteção e acompanhamento psicosocial para pessoas em situação de risco ou violação de direitos. Também desenvolve procedimentos e metodologias que contribuem para a proteção das famílias, incluindo orientação jurídico-social nos casos de ameaça e violação de direitos individuais e coletivos”, explica a secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Fátima Piccin.

Os atendimentos do serviço de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, à mulher vítima de violência e aos idosos e pessoas portadoras de deficiências estão sendo realizados na rua 13 de Maio, 1.732, centro, onde funcionam os dois centros.

(11/07/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos