» CULTURA PDF Imprimir E-mail

Teatro Muncipal está com entrada franca nesta semana.



CONVITES DEVEM SER RETIRADOS COM ANTECEDÊNCIA

Para marcar a reinauguração do Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, a Prefeitura, com o apoio da Petrobras, programou uma série de apresentações gratuitas. A primeira foi com o dramaturgo Ariano Suassuna, que realizou no sábado e no domingo uma aula-espetáculo, acompanhado pela cantora Inez Viana e grupo Gesta de Música Armorial. O prefeito Newton Lima, a primeira-dama Ana Lima e o prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva, prestigiaram a apresentação de Suassuna no sábado. Na ocasião, Newton Lima prestou uma homenagem ao dramaturgo, entregando uma medalha do sesquicentenário de São Carlos. O ator são-carlense Névio Dias também foi homenageado.

A aula-espetáculo de Ariano Suassuna apresentou a identidade da cultura brasileira, com suas matrizes indígena, portuguesa e africana, através de um passeio ilustrado sonoramente. Alternando músicas a seus populares “causos”, Ariano mostrou por que razão é uma figura tão lendária. Já Inez Viana e o Grupo Gesta de Música Armorial levaram ao público expressões artísticas e culturais que compõem a diversa, e por vezes pouco conhecida, paisagem musical brasileira. A partir de cada tema, foram mostradas situações, histórias de lugares e de pessoas.

Nesta segunda, dia 7, será a vez do grupo Cena 11 de Cia. de Dança iniciar suas apresentações no Teatro Municipal. Considerado um dos maiores grupos de dança contemporânea do Brasil, o Cena 11 trouxe a São Carlos o espetáculo “Pequenas frestas de ficção sobre a realidade insistente”, que é uma fábula feita da colagem de ações, objetos, corpos, imagens e movimentos que se fortalecem das características que as definem para ganhar novos significados ao se interrelacionarem.

Em seu oitavo espetáculo, o grupo catarinense permanece com o embasamento teórico e a técnica diferenciada de dança, além de música ao vivo, guitarra, voz. Nos detalhes, sutilezas que permitem que uma história seja contada. Há ursos de pelúcia, bichos empalhados e a cachorra Nina, da raça border collie, que está no elenco com uma nova participação. Na terça, dia 8, o espetáculo também será apresentado às 21h, com ingressos disponíveis na bilheteria do teatro a partir das 16h.

Nos dias 9 e 10, apresenta-se o grupo Art Metal Quinteto com o show “Desenovevinteum”. Celebrando em 2008 quatorze anos de atividades, o grupo lançou o CD “Dezenovevinteum – uma história para ouvir”, completamente dedicado à música brasileira. Resgatando a memória e a obra de compositores como João Elias da Cunha, Anacleto de Medeiros, Bonfiglio de Oliveira e Zulmira Canavarros e apresentando a primeira composição gravada de Jessé Sadoc Junior. Assim, apresenta a trajetória da música brasileira para metais do século XIX aos nossos dias, revelando a prática de instrumentistas-compositores que inscrevem, com seu talento, a sonoridade dos metais no imaginário da música nacional.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita, no entanto, como o número de lugares é limitado, o público precisa retirar os convites na bilheteria do Teatro Municipal a partir das 16h. Os convites são limitados a um por pessoa.

(07/07/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos