» TURISMO É TEMA DE SEMINÁRIO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


Nesta segunda, dia 7, São Carlos sediou o Seminário Técnico Regional integrado ao Curso de Capacitação a Distância “Turismo: Políticas Públicas, Planejamento e Capacidade de Gestão”. A mesa de abertura foi composta pelo coordenador de Turismo, coronel Luiz Flaviano Furtado (representando o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva); pelo secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Adilson Cruz (representando o prefeito Newton Lima); pelo diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo, e pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo Interunidades da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), professor doutor Mário Carlos Beni.

“Para São Carlos é uma imensa honra organizar uma atividade desta magnitude, pois o nosso prefeito Newton acredita no turismo como mola propulsora do desenvolvimento econômico”, observou o secretário Cruz. A proposta do evento foi reunir profissionais e acadêmicos envolvidos com o setor do turismo da região Central do Estado, criando uma troca de conhecimento e um intercâmbio de experiências.

Ministrado pelo professor Beni, o curso de capacitação será realizado através do sistema online, mobilizando 1.380 agentes turísticos, com o intuito de impulsionar o programa de regionalização paulista. “Para participar desta programação, São Carlos conquistou o direito a cinco vagas, onde novas adquiridas servirão de apoio para o fomento de nosso turismo”, informou o diretor. “A organização deste setor está passando por diversas modificações, possibilitando uma discussão no plano governamental e a demonstração clara da relevância do turismo como meio de desenvolvimento sustentável”, complementa o professor Beni.

Rota certa
O turismo paulista está em um momento de grande afirmação no cenário nacional e internacional. A meta do governo estadual é criar um roteiro com oito macroregiões dentro de uma política pública de planejamento turístico. Este plano de integração soma atrativos de toda uma região, onde uma cidade com melhor infra-estrutura de gastronomia, locação e hospedagem pode agregar informações com outros municípios que possuem pontos específicos nas áreas de ecologia, aventura, história ou religião. “Em nossa região nós já criamos o grupo Chapada Guarani, onde São Carlos serve de epicentro para abrigar turistas”, detalhou Azevedo.

(07/07/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos