» COMEMORAÇÃO PDF Imprimir E-mail

Catedral e Diocese de São Carlos comemoram centenário.





RELÓGIO ELETRÔNICO MARCOU O INÍCIO DAS FESTIVIDADES

O prefeito Newton Lima juntamente como o bispo diocesano de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, acionaram no domingo, dia 6, pela manhã, no pátio da Catedral São Carlos Borromeu, o relógio eletrônico que iniciou a contagem regressiva para a comemoração do Centenário da Diocese de São Carlos (a basílica Catedral), que será comemorada no dia 4 de novembro deste ano.

A pedido do bispo de São Carlos, a Prefeitura forneceu o relógio eletrônico que está instalado defronte à Catedral na avenida São Carlos e já havia registrado no ano passado a contagem regressiva do Sesquicentenário de São Carlos. O evento contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Edson Fermiano, o apostolado da oração, padres, a comunidade católica de São Carlos e outras autoridades.

O prefeito Newton Lima lembrou que no ano passado teve o privilégio de acionar o relógio dos 150 anos e neste ano ao lado do bispo de São Carlos teve a honra de disparar o cronômetro da contagem regressiva de comemoração dos 100 anos da Diocese e da Catedral. “Nós temos procurado trabalhar em parceria com a igreja para o povo de Deus de nossa cidade e tenho certeza absoluta de que o centenário da nossa Catedral e da Diocese vai marcar ainda mais a nossa cidade como uma cidade abençoada e pronta para todos os desafios que tem de melhorar a qualidade de vida, continuar o combate à desigualdade, fazendo de São Carlos uma das melhores cidades para se viver”.

O bispo Dom Paulo Sérgio classificou como um momento importante esse tempo de espera para as comemorações do Centenário da Diocese e da Catedral. “Deus é o senhor do tempo, ele é o alfa, o omega, o A e o Z, o princípio e o fim e o nosso tempo está nas mãos de Deus”. Depois de acionado o relógio, a comunidade realizou uma série de cânticos em louvor a Deus e saudou com salva de palmas o início das festividades para a comemoração dos 100 anos da Diocese de São Carlos.

Catedral
A Catedral de São Carlos Borromeu, localizada na Praça Dom José Marcondes Homem de Melo, em São Carlos, é considerada o marco zero da cidade. Com uma cúpula com mais de 70 metros de altura e 30 metros de diâmetro, é uma réplica arquitetônica da Basílica de São Pedro no Vaticano. A primeira capela foi erguida durante o ano de 1856, antes mesmo da autorização escrita do bispo Dom Antônio Joaquim de Melo (a qual chegou somente em 4 de fevereiro de 1857).

Foi consagrada a São Carlos Borromeu por ser o santo de devoção da família Arruda Botelho, dona das terras onde a capela estava sendo contruída. A família viria fundar a cidade de São Carlos em 4 de novembro de 1857, doando parte de suas terras (incluindo a capela) para tal feito. No dia 27 de dezembro de 1857, o padre Joaquim Cipriano de Camargo (que era vigário de Araraquara) inaugurou a Capela de São Carlos, celebrando a primeira missa. No dia 2 de fevereiro de 1858, o bispo de São Paulo, Dom Antônio Joaquim de Melo, elevou a Capela à categoria de Paróquia de São Carlos.

Uma visita do imperador Dom Pedro II a São Carlos, em 1886, motivou a ampliação da pequena matriz. Também se ergueu uma torre com relógio, cuja cúpula era arredondada (em 1918, um reforma na fachada alteraria também a torre, que passaria a ser de base quadrada, encimada por pirâmide oitavada). Com a criação da Diocese de São Carlos em 7 de junho de 1908, a matriz de São Carlos foi elevada à categoria de Catedral.

A Diocese foi criada pelo Papa Pio X através da bula diocesium nimiam amplitudinem desmembrada integralmente da então Diocese de São Paulo. Pela mesma bula foram criadas as Dioceses de Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto e Taubaté, e ainda elevada a Arquidiocese e Sede Metropolitana a Capital Paulista, vindo assim a construir a primeira Província Eclesiástica de São Paulo, constituída pelas novas dioceses mencionadas, incluindo a Diocese de Curitiba que, em 1908 abrangia os Estados do Paraná e Santa Catarina. Até então a diocese de São Paulo fazia parte da Província Eclesiástica do Rio de Janeiro.

(07/07/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos