» PREFEITURA OFERECE TURISMO SOCIAL AOS ALUNOS DA UATI PDF Imprimir E-mail



Através da integração entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e a Fundação Educacional São Carlos (FESC), a Prefeitura está desenvolvendo um projeto de turismo social com os alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI). Essa iniciativa recebeu o apoio financeiro de R$ 10 mil, verba indicada por emenda parlamentar da vereadora Silvana Donatti. “A proposta é promover o conhecimento e o lazer demonstrando ‘in loco’ todo o potencial histórico, econômico, ambiental e turístico da nossa cidade e região”, enfatiza o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo.

A primeira visita programada foi à Fazenda Santa Maria, cujo símbolo histórico representa relevada importância para o Estado de São Paulo, durante a época de ouro do ciclo do café. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer um amplo conjunto arquitetônico, que engloba um palacete construído em 1887, a casa do administrador que possui um grande sino; o terreiro de café todo tijolado; o aqueduto que conduzia água para movimentar a roda geradora de energia e a senzala composta por dois compartimentos sem janelas, transformada em colônia para os imigrantes italianos, após a abolição da escravatura.

Outro atrativo é o Museu Vivo, com diversos objetos antigos, onde o visitante pode ouvir uma música tocada no gramofone ou ler um jornal da época da escravidão. “Após este período de férias, nós estamos agendando uma visita no circuito turístico da Chapada Guarani, cuja finalidade é mostrar a riqueza ecológica dos municípios de Analândia e Brotas”, adianta o diretor de Turismo.

Conhecimento não tem idade
A UATI atende pessoas acima de 40 anos oferecendo atividades sociais, educacionais, culturais, esportivas, turísticas e de lazer. Composto por 12 disciplinas anuais, o conteúdo pedagógico apresenta duração de dois anos, com carga horária semanal de 6 horas-aula, distribuídas em 3 dias letivos. O currículo escolar é flexibilizado pela freqüência em disciplinas avulsas e pela oferta de muitas oficinas optativas, especialmente em horários dos dias letivos. “O aspecto mais interessante deste projeto é sua interação socioeducativa, onde o aluno conquista novas amizades, minimiza o tempo ocioso e eleva a sua auto-estima”, conclui Azevedo.

(04/07/08)
 
 

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