» SANTA EUDÓXIA: MORADORES PARTICIPAM DA REUNIÃO DO OP E DO SORTEIO DE CASAS PDF Imprimir E-mail





A noite da terça, dia 1º, foi especial para a população de Santa Eudóxia por duas razões. A primeira é que na reunião do Orçamento Participativo, realizada na Igreja São Sebastião e coordenada pelo prefeito Newton Lima, os moradores decidiram que os R$ 144.460,00 destinados ao distrito no orçamento de 2009 devem ser usados na continuação do asfaltamento do conjunto João Tavoni. A segunda foi a realização do sorteio de 79 casas que serão construídas em sistema de mutirão.

“Como o número de interessados foi maior – 245 inscritos – que a quantidade de casas disponíveis - 79 - o sorteio foi a alternativa mais transparente e democrática”, explicou a diretora presidente da Prohab, Mara Gomes. As casas sorteadas fazem parte do financiamento do programa Pró-Moradia que a Prefeitura aprovou junto ao Ministério das Cidades para construção de 785 unidades habitacionais no município de São Carlos.

O Pró-Moradia, que apóia os municípios na redução do déficit habitacional, é um programa voltado à população com renda entre 1 e 3 salários - R$ 415,00 à R$ 1.245,00. Para participar do sorteio era preciso estar inscrito no cadastro habitacional da Prohab, ter família constituída, residir no município há mais de três anos e ter disponibilidade para participar do processo de mutirão.

Marcos Rogério Bella trabalha como tratorista em uma das fazendas do distrito e foi um dos sorteados. “Estou muito feliz. Casei recentemente e agora tenho minha casa. É tudo o que sempre quis”, disse. Sérgio Roberto Santana, de 28 anos, era só alegria. “A sensação de ter sido sorteado é muito boa. Contava com isso e acreditava que ia acontecer e aconteceu. Isso muda minha vida”.

Dona Rosa Maria Cardoso, mãe de dois filhos, disse que agora vai realizar um sonho. “Pedi muito a Deus para ele abençoar e a gente ser sorteada. Agora vou ter minha casa. Hoje é um dia especial.” Os recursos utilizados no financiamento das casas são do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e a contrapartida da Prefeitura corresponde a 5% do valor do investimento. Os investimentos para cidades acima de 100 mil habitantes são de R$ 28 mil por unidade habitacional.

“Conseguimos para São Carlos a aprovação de recursos da ordem R$ 20 milhões, além de mais R$ 1 milhão de contrapartida da Prefeitura. Com esse montante, a Prefeitura vai poder construir quase 800 unidades habitacionais”, adiantou o prefeito Newton Lima.

Novo sorteio
Nesta quinta, dia 3, a partir das 18h, no Ginásio Milton Olaio Filho, a Prefeitura irá realizar o sorteio de 179 casas que serão construídas no Cidade Aracy e 30 casas que serão construídas no São Carlos VIII. Os sorteados serão convocados serão convocados a comparecer na PROHAB para comprovar documentalmente sua situação cadastral.

(02/07/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos