» SANTA EUDÓXIA PDF Imprimir E-mail

Prefeito inaugura Cozinha Comunitária do distrito.





SETENTA TRABALHADORES RURAIS JÁ SERÃO BENEFICIADOS COM CAFÉ DA MANHÃ

A Cozinha Comunitária de Santa Eudóxia foi inaugurada nesta terça, dia 2, às 6h da manhã pelo prefeito Newton Lima, que estava acompanhado da primeira-dama Ana Lima, do vice-prefeito Emerson Leal, dos secretários João Pedrazzani (Planejamento e gestão), Sérgio Dutra (Agricultura e Abastecimento) e Maria de Fátima Piccin (Cidadania e Assistência Social), e do subprefeito do distrito, João Henrique Vendrasco.

Café com leite, sanduíche de presunto e mussarela, além de bolo e suco agora fazem parte do cardápio de todas as manhãs dos trabalhadores rurais do distrito. O programa é uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos e o governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A expectativa é que a cozinha atenda cerca de 100 trabalhadores rurais do distrito. Neste primeiro dia, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social já tinha cadastrado 70 pessoas. Todas as manhãs, ônibus com trabalhadores rurais vão passar pelo local, ao lado do Campo do Vila Nova. O café será servido, gratuitamente, de segunda a sábado, sempre das 5h às 7h, em embalagens apropriadas para o transporte, já que a maioria dos trabalhadores não tem tempo para fazer a primeira refeição do dia no refeitório.

Segundo o secretário Sérgio Dutra, a Cozinha Comunitária recebeu investimentos de aproximadamente R$ 30 mil, entre aquisição de materiais de construção, mão-de-obra e equipamentos. “Como já temos a cozinha do Restaurante Popular, que é uma cozinha central, administrada pela cooperativa que ganhou o pregão eletrônico para prestar o serviço de cozinha em todas as unidades do Programa Restaurante Popular, ela encaminha o leite, o café e a polpa de fruta utilizada no preparo do suco. Já o pão e o leite são adquiridos aqui em Santa Eudóxia”.

Dutra, explicou, ainda, que o cadastramento continua sendo realizado na sede da subprefeitura, sempre com acompanhamento da Secretaria de Cidadania, e que, além dos trabalhadores rurais, os servidores operacionais da Prefeitura lotados no distrito também podem fazer a refeição gratuitamente.

Para o trabalhador Antônio da Silva, 55 anos, que retirou o kit com o café da manhã já no primeiro dia de funcionamento, a iniciativa da Prefeitura é muito boa e vai ajudar no dia-a-dia. “Muitos pais de família vão para a roça sem se alimentar, só param lá pelas 10h para almoçar, mas agora é só passar aqui e pegar tudo de graça. Eu vou tomar o leite e comer o pão aqui e vou levar o suco e bolo para fazer um lanche mais tarde”, comentou.
Já para o trabalhador Luiz Roberto, 58 anos, funcionário de uma usina local, o programa é muito bom. “Como a empresa não oferece o café da manhã, todos os dias acordava mais cedo para preparar alguma coisa e levar. Agora é só esperar o ônibus parar aqui para a gente pegar tudo pronto”.

O prefeito Newton Lima, que fez questão de entregar a carteirinha referente ao cadastramento para todos os trabalhadores, lembrou que São Carlos só conseguiu implementar essas ações visando a segurança alimentar da população graças ao apoio do presidente Lula.

“Com o apoio do governo federal já inauguramos o Restaurante Popular no bairro Cidade Aracy, que hoje está servindo cerca de 8 mil refeições por mês pelo valor de R$ 1,00. Além de oferecermos café da manhã gratuito para 250 trabalhadores rurais no local. Também oferecemos café da manhã reforçado, gratuitamente, na garagem da Prefeitura para outros 200 servidores, e agora vamos beneficiar mais 100 trabalhadores de Santa Eudóxia. É muito importante fazermos obras, mas o cuidado com o bem-estar das pessoas também significa um grande avanço na gestão de qualquer governo”, frisou.

(02/07/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos