» MERCOSUL PDF Imprimir E-mail

Prefeito participou de Foro em Buenos Aires.



PRESIDÊNCIA DO MERCOSUL FOI UM DOS ASSUNTOS DEBATIDOS
O prefeito Newton Lima participou no sábado, dia 28, em Buenos Aires, na Argentina, da reunião do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul, quando foi discutido o acesso ao Focem (Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul), que dispõe de cerca de US$ 100 milhões anuais para aplicação em projetos de redução das desigualdades regionais, além da criação de um prêmio anual para experiências públicas e sociais que melhorem efetivamente a qualidade de vida dos cidadãos do Mercosul.

Outro assunto muito discutido foi a criação de um calendário unificado de atividades culturais e econômicas dos governos estaduais e municipais do Mercosul e a criação de um site do Foro Consultivo, com o objetivo de melhorar seu relacionamento com a comunidade. O Foro Consultivo de Municípios, Estados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), instalado em janeiro de 2007, é o órgão oficial de representação direta dos governadores e prefeitos da região no Mercosul, com o objetivo de propor políticas a serem implementadas.

O Foro é composto por representantes subnacionais de cada país-membro do bloco, resultado de um processo de negociação interna. O Brasil tem como integrantes os municípios de Santo André (SP), São Carlos (SP), Belo Horizonte (MG), Bagé (RS), Guaíra (PR) e quatro entidades municipalistas – Frente Nacional de Prefeitos, Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios e Agência de Cooperação de Municípios Brasileiros –, e os Estados do Acre, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

“Nesta reunião já foi possível delinearmos o prêmio anual para experiências públicas e, inclusive, já decidimos que lançaremos esse prêmio na Cúpula de Salvador (BA), em dezembro. Outro assunto discutido foi a pauta da presidência do Mercosul para o próximo semestre, que será presidida pelo presidente Lula, uma vez que a presidência é exercida em sistema de rodízio pelos presidentes que integram o Mercosul”, ressaltou Newton Lima.

Newton lembrou, ainda, que na Cúpula de Salvador o Brasil passará a presidência do Mercosul para outro país, e que será sua última participação enquanto prefeito de São Carlos. “A partir do próximo ano o meu sucessor é que participará da Rede e do Foro. Esperamos que São Carlos se integre ainda mais para além da experiência da Rede Mercocidades, que já é exitosa, bem como do Foro Consultivo do Mercosul, visando sempre a possibilidade concreta de abrir horizontes para a participação efetiva do nosso município nesse processo de implementação de metas de integração regional”.

(02/07/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos