» ENCONTRO APRESENTOU MINIATURAS DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS PDF Imprimir E-mail

No final de semana, a Fundação Pró-Memória promoveu o I Encontro de Ferromodelismo de São Carlos para comemorar o centenário da reforma da estação ferroviária, onde hoje funciona a Estação Cultura. Cerca de duas mil pessoas estiveram no local. Ferromodelistas de Bebedouro, Araraquara, Bauru, Itirapina e São Carlos apresentaram maquetes, modelos em miniaturas de estações ferroviárias e de trens, que encantaram o público que visitou o local, principalmente as crianças. Uma mostra itinerante do Museu Ferroviário de Bauru com um acervo de peças e fotos da Companhia Paulista, Fepasa, EFS e NOB também foi exposta na Estação Cultura.

A história das ferrovias foi mostrada através dos filmes Locomotivas Elétricas da Fepasa em Bauru e região, de autoria de Nilton J. Gallo, Locomotivas elétricas da Fepasa, de autoria de Vanderlei Zago, gravado de 1990 a 1997, mostrando inclusive imagens do trem de passageiros, e Serra Verde Express – trem turístico que faz o trecho Curitiba-Paranaguá. Celso Frateschi e Rudolf Ernest Edmund Brabetz realizaram, respectivamente, as palestras “História do Ferromodelismo” e “A ABPF e a Preservação Ferroviária no Brasil”.

“Tivemos um grande movimento de composições de vagões hopper, tracionadas por conjuntos de locomotivas C30-7 triplex e quadriplex nas pinturas ALL, BF, BL e CFX, que passaram durante todo o dia em ambos os sentidos na estação ferroviária de São Carlos. O público da cidade e região compareceu em peso e o evento foi um grande sucesso”, afirmou Ricardo Bagnato, da Associação Amigos dos Museus de Bauru. A Fundação Pró-Memória também está promovendo no pátio da Estação Cultura a exposição Estação Viva, que traz mais de vinte painéis com fotografias da estação ferroviária e de São Carlos do começo do século XX.

Reforma
Em 1908, a estação ferroviária passou por uma grande reforma que a deixou com as atuais características arquitetônicas. Segundo a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, a fachada original do prédio, inaugurado em 1884, era de tijolos à vista e foi totalmente remodelada há 100 anos. A única foto do acervo da Fundação Pró-Memória que retrata a estação antes da reforma está na exposição Estação Viva.

(01/07/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos