» SÃO CARLOS EXPÕE ATRATIVOS EM SALÕES DE TURISMO PDF Imprimir E-mail



Durante o mês de junho, o Departamento de Fomento ao Turismo, subordinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, participou do VII Salão São Paulo de Turismo e do III Salão Brasileiro de Turismo. A presença nesses eventos contou com a parceria estratégica do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Carlos (Sinhores), do Grupo Chapada Guarani e do São Carlos Convention Bureau Terras Altas. “A meta é participar de diversos eventos de divulgação turística, cuja finalidade é expor os principais pontos turísticos do município”, analisa o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo.

O Salão São Paulo possui como principal característica fomentar a potencialidade turística do interior e litoral paulista, divulgando com exclusividade os novos roteiros dos setores rural, ecológico, técnico e aventura. A edição deste ano envolveu 115 expositores em parceria com mais de 250 hotéis/pousadas, que apresentaram um vasto material informativo, com dicas sobre hospedagens, prestação de serviços e gastronomia. Em uma área total de 3.087 m², registrando a presença de aproximadamente 5 mil visitantes, foram comercializados diversos produtos, como tapeçarias, bordados, porcelanas, cerâmicas, esculturas em madeira e cobre, móveis, iguarias e especiarias.

Em uma área anexa ao salão aconteceu um congresso, que promoveu cerca de 30 cursos específicos das áreas de Turismo e Marketing, despertando o interesse de mais de mil profissionais. “A principal vantagem deste salão é sua dedicação na promoção do turismo paulista, permitindo contato direto com os agentes de viagem que apresentam nossos atrativos para seus clientes”, observa o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Adilson Cruz.

Com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, o Salão Brasileiro apresentou uma série de atividades e novidades, sendo dividido em quatro módulos. Com a presença em torno de 60 mil pessoas, o primeiro, denominado de Feira de Roteiros Turísticos, apresentou 87 destinos das 27 Unidades da Federação. Outro módulo foi a Vitrine Brasil, cuja área permitiu a comercialização dos produtos associados ao turismo, tais como hotéis, locadora de automóveis, transportes, parques temáticos, artesanato, gastronomia e agricultura familiar.

A Rodada de Negócios movimentou cerca de R$ 50 milhões englobando a participação de agências e operadoras, com a finalidade de firmar novas parcerias e ampliar canais de distribuição. O Núcleo do Conhecimento foi um espaço para o intercâmbio de experiências e a disseminação do conhecimento sobre atividades turísticas, missões promocionais, gabinete de imprensa, operadoras internacionais e outros assuntos pertinentes. “O turismo está caminhando num ritmo de desenvolvimento seguro, sendo que a integração entre as instituições públicas, entidades sindicais e iniciativa privada está ativando toda cadeia econômica do País”, enfatiza o presidente do Sinhores São Carlos, Domingos do Pinho.

(01/07/08)
 
 

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