» ESTAÇÃO VIVA PDF Imprimir E-mail

Exposição comemora a reforma da estação ferroviária.




FOTOS DO INÍCIO DO SÉCULO XX E FERROMODELISMO MARCAM O CENTENÁRIO

Na noite de quarta, dia 25, a Fundação Pró-Memória promoveu a abertura da exposição Estação Viva, que comemora os 100 anos da reforma que deixou a estação ferroviária com suas atuais características arquitetônicas. A exposição traz mais de 20 painéis com fotografias da estação e de São Carlos do início do século XX. Participaram do evento o vice-prefeito Emerson Leal, representando o prefeito Newton Lima, a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, e a diretora do Departamento de Artes e Cultura, Telma Olivieri.

O vice-prefeito lembrou que a administração municipal tem realizado um grande trabalho para a recuperação do patrimônio histórico da cidade. “A própria estação ferroviária é um exemplo deste trabalho do governo, pois trouxemos a Fundação Pró-Memória e o Departamento de Artes e Cultura e criamos a Estação Cultura. E com esta exposição não apenas resgatamos a história da estação como também a história das pessoas”, afirmou.

A diretora presidente da Fundação Pró-Memória destacou o levantamento das fotografias para a exposição. “Foi um trabalho de pesquisa que contou com a participação de todos os funcionários da Fundação, o que resultou na recuperação da única imagem que temos da estação ferroviária antes de 1908 quando ocorreu a reforma”, explicou Ana Lúcia.

Ferromodelismo
Além da exposição Estação Viva, a Fundação Pró-Memória programou uma série de atividades para comemorar o centenário da reforma. Nos dias 28 e 29, será realizado o I Encontro de Ferromodelismo de São Carlos com maquetes, modelos em miniatura de estações ferroviárias e trens confeccionados por ferromodelistas de várias cidades como Bebedouro, Araraquara, Bauru e São Carlos.

O público poderá acompanhar ainda as palestras “História do Ferromodelismo”, com Celso Frateschi, e “A ABPF e a Preservação Ferroviária no Brasil”, com Rudolf Ernest Edmund Brabetz. Já a história das ferrovias poderá ser relembrada através dos filmes “Locomotivas elétricas da Fepasa em Bauru e região”, de autoria de Nilton J. Gallo, “Locomotivas elétricas da Fepasa”, de autoria de Vanderlei Zago, gravado de 1990 a 1997, mostrando inclusive imagens do trem de passageiros, e “Serra Verde Express”, trem turístico que faz o trecho Curitiba-Paranaguá.

Programação:
• Dia 28
11h – Palestra História do Ferromodelismo, com Celso Frateschi.
14h – Exibição de Filmes Locomotivas a Vapor no Brasil (1970); direção: Nilton J. Gallo.
15h – Exibição de Filmes Locomotivas elétricas da FEPASA (1997); direção: Vanderlei Zago.
16h – Palestra Modelismo e Ferromontagem, com César Sacco.
18h – Exibição de Filmes Serra Verde Express.

• Dia 29
11h – Palestra A ABPF e a Preservação Ferroviária no Brasil, com Rudolf Ernest Edmund Brabetz.
14h – Exibição de Filmes Locomotivas a Vapor no Brasil (1970); direção: Nilton J. Gallo.
15h – Exibição de Filmes Locomotivas elétricas da FEPASA (1997); direção: Vanderlei Zago.
16h – Exibição de Filmes Serra Verde Express.

(26/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos