» HANDEBOL: DESISTÊNCIA DA REPÚBLICA DOMINICANA ALTERA A TABELA DO PAN PDF Imprimir E-mail



A desistência da Seleção da República Dominicana de disputar o Campeonato Pan-Americano de Handebol, competição organizada pela Federação Panamericana de Handebol, Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e apoio da Petrobras, que está sendo realizado em São Carlos de 24 a 28 de junho, pegou toda a organização de surpresa.

O anúncio da desistência aos dirigentes das outras equipes aconteceu na manhã desta terça, dia 24, durante o Congresso Técnico que ocorreu no Hotel Ibis. Participaram do evento o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e da Federação Panamericana de Handebol, Manoel Luiz Oliveira, o vice-prefeito Emerson Leal, que representou o prefeito Newton Lima, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, o diretor de Esportes de Rendimento e presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, Geraldo Costa Dias Júnior (Geraldinho), e o diretor da CBHb, Fabiano Redondo.

Com a saída de uma equipe, o Grupo-B passa a ter apenas 3 seleções: Brasil, Uruguai e Cuba. “Essa situação obrigou a gente a mudar toda a tabela. Tudo ficou mais complicado pelo fato de envolver transmissão de televisão e até de uma emissora de rádio da Groenlândia que está aqui para fazer os jogos daquele país”, disse o presidente da Federação Panamericana.

Segundo Oliveira, a organização só ficou sabendo da desistência na noite de segunda-feira. “Eles sequer nos enviaram um ofício avisando que não viriam. Depois de muitos contatos com os dirigentes daquele país é que ficou confirmada a desistência. Isso foi uma falta de respeito muito grande conosco”, lamentou.

Essa situação obrigou a organização a refazer a tabela dos jogos. Na primeira rodada houve remanejamento de jogo com Groenlândia e Canadá, que fariam o jogo das 14h e que foi colocado para as 21h, após a cerimônia oficial de abertura. Na segunda rodada o Brasil folgará, já que enfrentaria a República Dominicana. Com isso os jogos serão os seguintes: 16h – Argentina x Canadá, 18h – Groenlândia x Chile e às 20h – Uruguai x Cuba.

Encerrando a fase de classificação, na quinta, dia 26, às 16h, jogam Argentina e Groenlândia, às 18h é a vez de Chile e Canadá e às 20h o Brasil enfrenta a seleção cubana. Em nome do município o vice-prefeito Emerson Leal deu boas-vindas a todos, agradecendo a organização que, após a desistência da cidade de Praia Grande, confirmou São Carlos como sede do Pan-Americano.

“Trago aqui uma saudação especial do nosso prefeito Newton Lima, que não envidou esforços para realizar na nossa cidade essa competição. Espero que todos vocês tenham uma boa estada em São Carlos e que a competição seja repleta de êxito”, finalizou Leal. Todos os jogos da Seleção Brasileira no Pan-Americano serão transmitidos ao vivo pela ESPN/Brasil. A competição terá ainda outros 3 jogos transmitidos pela ESPN/SUR para a Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru.

Tabela dos jogos

(24/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos