» MERCOCIDADES PDF Imprimir E-mail

Prefeito participa da 13ª Cúpula no Uruguai.



EVENTO REUNIU REPRESENTANTES DE 180 CIDADES DA REDE MERCOCIDADES

O prefeito Newton Lima e o coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura, Yashiro Yamamoto, participaram, entre os dias 16 e 19 de junho, da XIII Cúpula de Mercocidades, realizada em Canelones, no Uruguai. O tema “Integrar cidadãos, integrar cidades, integrar nações” pautou as discussões do evento, que contou com a participação de prefeitos, intendentes e alcaides das 180 cidades integrantes da Rede Mercocidades, composta por municípios que integram o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela e países convidados - Chile, Bolívia e Peru).

Durante a 13ª Cúpula foram realizadas diversas atividades, entre elas reuniões das unidades temáticas, reunião do Conselho de Mercocidades e a Assembléia Geral, além da entrega do Prêmio Mercocidades de Ciência, Tecnologia 2007. A UTCT, coordenada pelo prefeito Newton Lima desde 2003, realizou sua reunião ordinária e deliberou sobre diversos assuntos, entre eles a definição do novo coordenador. São Carlos passou a coordenação da UTCT para a cidade de Tandil (Argentina), ficando a cidade de Curitiba como vice-coordenadora.

Para o novo Conselho da Rede Mercocidades foram eleitas as cidades de Porto Alegre e Santa Maria, ambas do Rio Grande do Sul como titulares, substituindo São Carlos (SP) e Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) e Santo André (SP) suplentes, substituindo Rio Grande (RS) e Jacareí (SP) para representar as cidades brasileiras na Rede.

Prêmio Mercocidades
O secretário-executivo da Rede Mercocidades, Martín Sabbatella, intendente de Móron – Argentina, e o prefeito Newton Lima, coordenador da Unidade UTCT da Rede, fizeram a entrega do Prêmio Mercocidades de Ciência & Tecnologia 2007. Foram premiados o “Projeto Pitangaporã”, trabalho com material reciclado de Ana Luiza Cerqueira Freitas, de Belo Horizonte/MG (1º lugar), “Cadastramento Único para Programas Sociais de Famílias Abaixo do Limiar de Pobreza Absoluta”, de Maria Inês Rauter Mancuso, Elza de Andrade Oliveira, Rosilene Mendes dos Santos e Maria de Fátima Piccin da Silva, de São Carlos/SP (2º lugar) e “Estação Compacta de Tratamento de Efluentes Domésticos por Solo Cultivado: uma Proposta de Saneamento Básico para Pequenas Comunidades”, de Teresa Blandina Castro Ribas e Paulo Fortes Neto, de Jacareí/SP (3º lugar).

O “Programa de Control de la Contaminación de Origen Industrial”, de Alicia Stella Raffaele Vasquez, Mary Isabel Yafalian Bekmezian, Hernan Mendez Lascano e Antuanet Calero Soñora, de Montevidéu/Uruguai, “Sabina – Escola Parque do Conhecimento”, educação, de Cleuza Rodrigues Repulho, de Santo André/SP e “Manos Limpias”, educação das crianças, de Daniel Mateo Schettino, Omar Olivera, Jorge Bolpe, Fernando Fogel, Graciela Fernández, Alicia Spinello, Adriana Lora, Andrea Oliva e Guillermo Dillon, de Tandil/Argentina receberam menções honrosas.

O Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia é atribuído ao trabalho em pesquisa aplicada que tenha contribuído, efetivamente, para a solução de um problema relevante em uma das cidades integrantes da Rede Mercocidades e conta com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Aos três primeiros colocados foram entregues diplomas em acrílico, certificados e prêmios em espécie. Aos pesquisadores que receberam Menção Honrosa foram entregues certificados.

(24/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos