» VICE-PREFEITO PRESTIGIA CONGRESSO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS PDF Imprimir E-mail



O vice-prefeito Emerson Leal, representando o prefeito Newton Lima, participou do II Congresso da USES (União São-carlense dos Estudantes Secundaristas), realizado no sábado, dia 21, no Centro de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, com o tema “Com Lula pela Educação e pelo Brasil”. De acordo com a presidente da entidade, Vanessa Cristina Cassemiro de Oliveira, o objetivo do congresso é estabelecer as bandeiras do movimento estudantil de São Carlos para a gestão 2008/10.

Também estiveram presentes ao evento a vereadora Diana Cury, Regina Conceição, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Karine Monteiro, da Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, Walter Strozzi, vice-presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), José Eduardo Araújo, presidente do DCE da Unicep, e Carmelita Campos, presidente da Associação de Mulheres de São Carlos (Amusc).

Nos debates temáticos os estudantes propuseram maior investimento nas escolas estaduais e não à vinda da ex-Febem (atual Fundação Casa) para São Carlos. “Implantar a Febem em São Carlos sem a concordância dos jovens e dos movimentos sociais é uma atitude que demonstra a arrogância e a prepotência do governo do Estado. Em nossa cidade temos o melhor programa de tratamento aos menores em conflito com a lei do Brasil, que é o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), e é este programa que precisa ser ampliado, não a Febem”, declarou a presidente da USES Vanessa Cristina de Oliveira.

Segundo o vice-presidente da UPES, Walter Strozzi, “o II Congresso da USES se realiza no momento em que professores, alunos e funcionários se mobilizam contra o abandono da educação, colocado em prática pelo governo estadual que demite professores e funcionários, não reajusta salários, não garante a merenda e nem tem um projeto pedagógico que tire a educação paulista da vergonhosa situação que se encontra”.

O vice-prefeito Emerson Leal ressaltou o que a prefeitura vem fazendo pela educação em São Carlos. “A Prefeitura construiu e reformou as nossas escolas, criou as Escolas do Futuro, garantiu uniformes escolares e merenda de qualidade a todos os alunos, contratou professores e funcionários, fez um grande investimento em equipamentos. Prioridade para educação não é discurso, é ação.”

Participaram do congresso doze escolas com representantes eleitos entre os estudantes, sendo elas: Orlando Peres, Ludgero Braga, Archimedes Carvalho, Araci Leite P. Lopes, Sebastião de Oliveira Rocha, Esterina Placco, Bento da Silva César, Arlindo Bittencuort, Atília Prado, Militão de Lima, Juliano Neto e CAASO.

Foi eleita a nova diretoria para os próximos dois anos com a seguinte composição: Vanessa Cristina Cassemiro de Oliviera Presidente, Aline Mendes vice-presidente, Evelin Caroline S. Mello Dias tesoureira, Tamara Regina da Silva Santos, primeira secretária, e Wender T. Campi Anastácio segundo secretário. Como resolução geral do II Congresso foi aprovado: 1) por uma educação com mais qualidade no Estado de São Paulo; 2) pelo apoio ao PAC da educação do governo Lula; 3) contra a instalação da Febem em São Carlos; 4) apoio à mobilização dos professores.

(23/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos