» PREFEITURA ABRE 100 VAGAS PARA CONTRAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail


Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A Prefeitura, com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo desde a última quinta, dia 12, um Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Quatrocentos candidatos disputam as 100 vagas oferecidas. O objetivo é capacitar, avaliar o conhecimento e classificar os agentes para o concurso com aulas que estão sendo realizadas no período noturno até esta quarta, dia 18, em 10 salas da EMEB “Carmine Botta” para ACS e em outras 4 salas na EMEB “Angelina Dagnone de Melo” para ACE.

Entre os critérios para a participação nesta fase está a aprovação na prova objetiva (português, matemática e conhecimento específico) realizada pela Vunesp na primeira fase do concurso. Os candidatos estão recebendo 20 horas de curso introdutório, facilitado/monitorado por 29 facilitadores/professores e realizarão na quinta, dia 19, (Agente Comunitário de Saúde) e sexta, dia 20, (Agente de Combate às Endemias) uma prova eliminatória e classificatória para a admissão ao Sistema Municipal de Saúde.

Para a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Marilda Siriani de Oliveira, “a contratação desses profissionais vai possibilitar à secretaria ampliar as ações de promoção e prevenção de doenças melhorando a infra-estrutura do cuidado da Estratégia de Saúde da Família e reforçar as equipes que orientam a população no combate a vetores como o caramujo africano e o mosquito aedes aegipty, que causam doenças como dengue, febre amarela ou no atendimento anti-rábico, entre outros agravos”.

Sob a supervisão do gestor local do SUS (Secretaria Municipal de Saúde), os ACS compõem as Equipes de Saúde da Família e atuam como elo entre a comunidade e os serviços de saúde auxiliando as pessoas e os serviços na promoção e proteção da saúde, identificando situações de risco individual ou coletivo, promovendo educação e acompanhando ou encaminhando essas pessoas com agravos às unidades de saúde.

Entre as funções dos ACS estão a notificação de doenças que necessitam de vigilância, o cadastramento das famílias da comunidade estimulando a participação comunitária, a atuação no controle de doenças epidêmicas, participação nas ações de saneamento básico e melhoria do meio ambiente, acompanhar as condições de saúde das crianças prioritariamente até os 5 anos e gestantes, incentivar a vacinação e estimular o aleitamento materno, prevenir doenças respiratórias, orientar sobre as condições de higiene, entre outras tarefas.

Os ACE têm como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob responsabilidade do gestor municipal.

São consideradas atividades do Agente de Combate às Endemias realizar pesquisas de vetores nas fases larvária e adulta, eliminar criadouros, orientar a população com relação aos meios de evitar a proliferação de vetores, encaminhar aos serviços de saúde os casos suspeitos de doenças endêmicas, realizar avaliações mensais com emissão de relatórios técnicos sobre o desempenho das ações executadas de acordo com os indicadores específicos dos programas de controle de doenças e a programação pactuada.

O resultado final do processo seletivo será publicado no dia 25 de junho e a partir de julho iniciam-se as contratações. Está contemplada a contratação de ACS para Equipes de Saúde da Família implantadas e as que têm previsão de inauguração, dentro das metas da gestão da administração do prefeito Newton Lima, de fortalecer a Atenção Básica a partir da reorientação do modelo de cuidado com ênfase na Estratégia Saúde da Família.

Além disso, serão contratados os ACE visando completar o quadro de agentes responsáveis pelo trabalho de campo do controle da dengue e outras endemias, para que São Carlos continue com o baixo número de ocorrências de agravos de saúde pública.

(17/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos