» CULTURA INDÍGENA FOI TEMA DE PALESTRA EM EMEB PDF Imprimir E-mail


No mês passado e no último dia 11, o índio Tauã Terena, da tribo Terena do Mato Grosso, esteve na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Dalila Galli”, no bairro Jockey Club, para proferir uma palestra para os alunos de 5ª a 8ª série sobre a cultura indígena. Tauã, que cursa Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), falou sobre sua tribo e sobre outras que conhece.

O estudante também abordou o problema das tribos que vivem isoladas e estão perdendo seu espaço em função das invasões dos homens brancos, gerando conflitos como o que recentemente em Roraima, em relação à demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Os alunos ainda assistiram ao vídeo “Realidade Indígena no Brasil”, que aborda a identidade, línguas, costumes, tradições, a colonização, a briga pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados.

Em maio, os estudantes da escola municipal tiveram uma palestra com o poeta, escritor, sociólogo e doutorando em Ciências Políticas na UFSCar, Rui Jorge Semedo, que falou sobre suas experiências no Brasil e sobre o seu país de origem Guiné-Bissau.

A EMEB Dalila Galli está colocando em prática a lei nº 11.465/08, sancionada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Para isso, a escola criou o projeto “Curiosidades”, idealizado pela professora de História, Solange Aparecida Trinta. A proposta é oferecer palestras aos estudantes abordando diferentes temas dentro da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

(17/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos