» IMIGRAÇÃO JAPONESA PDF Imprimir E-mail

Tocha da Amizade marca comemoração do centenário.








PREFEITO PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE ACENDIMENTO DA PIRA

No sábado, dia 14, a Prefeitura realizou mais um evento para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil. O prefeito Newton Lima acendeu uma pira que simbolizou a Tocha da Amizade, marco da união entre o Brasil e o Japão. A chama foi trazida por atletas de ascendência nipônica desde a Praça Itália até a Praça do Mercado, onde foram realizadas apresentações de kendô, dança e música típicas.

Participaram do evento o vice-prefeito Emerson Leal, o presidente da Câmara Municipal Edson Fermiano, a primeira-dama Ana Lima, o coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura Yashiro Yamamoto, a diretora presidente da Fundação Pró-Memória Ana Lúcia Cerávolo e a presidente da Comissão Municipal do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil Sandra Kaibara.

São Carlos foi uma das cinco cidades que receberam a chama da Tocha da Amizade vinda do Japão para relembrar os cem anos da chegada do navio Kasato Maru, que partiu de Kobe trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao país. No dia 28 de abril, foi realizado um evento em Kobe para acender a Tocha da Amizade, que teve sua chama convertida em energia elétrica armazenável para ser transportada ao Brasil no navio Mitsui. A chama foi colocada em uma miniatura do globo terrestre e trazida pelo presidente da Kawasaki e representante da Associação Nipo-Brasileira de Kobe, Yoshio Shibuya.

O presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Kokei Uehara, e o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, recepcionaram a chegada da chama no cais no último dia 6 de junho, quando foram acesas três chamas que permanecem na cidade santista e outras quatro, que foram enviadas a outros municípios paulistas representativos para a comunidade japonesa como Registro, Cotia, Peruíbe e São Carlos.

“Fomos uma das cidades escolhidas para receber a Tocha da Amizade, pois estamos com uma série de eventos para comemorar o centenário da imigração. Já no ano passado, quando São Carlos completou 150 anos, entre os povos que foram homenageados estava a comunidade japonesa pela contribuição que deram e que dão à cidade. Já tínhamos anunciado em 2007 que este ano estaríamos preparando muitas festas em parceria com a Associação Nipo-Brasileira de São Carlos”, explicou o prefeito Newton Lima.

Ele ainda destacou que, como parte das comemorações, a Prefeitura irá inaugurar no ano que vem um Jardim Japonês no bairro Jardim Cardinali. “Em 2009, teremos algo para marcar permanentemente o nosso agradecimento à comunidade japonesa: a criação do Jardim Japonês no córrego do Lazarini, cujas obras começam este ano e terá duas lagoas de contenção que estão dentro do programa de combate às enchentes. O jardim terá ainda 150 mudas de cerejeiras, a casa de chá e um tablado para apresentações culturais”.

O projeto do Jardim Japonês foi realizado em parceria com a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos. A Tocha da Amizade ficará na Fundação Pró-Memória até o jardim ser finalizado.

(16/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos