» VACINAÇÃO PDF Imprimir E-mail

27 mil pessoas imunizadas contra a pólio e febre amarela.




PREFEITO ABRIU A CAMPANHA CONTRA A PARALISIA INFANTIL NA ZONA URBANA

O prefeito Newton Lima abriu no sábado, dia 14, no calçadão da Praça Apparecida Resitano, defronte ao Mercado Municipal, a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil na área urbana de São Carlos. A segunda fase da Campanha Nacional contra a Poliomielite está marcada para o dia 9 de agosto.

Em São Carlos, todas as 24 unidades de saúde e pontos extras do município já vacinaram 27.068 pessoas, sendo: 13.920 doses de vacinas contra a pólio em crianças abaixo de 5 anos e outras 12.871 doses contra a febre amarela para pessoas entre crianças, jovens e adultos na área urbana. Na zona rural, já haviam sido vacinadas contra a febre amarela 907 pessoas.

A vacina contra a febre amarela já está disponível na rotina de vacinação em todas as unidades de saúde, entre básicas e de saúde da família. Em São Carlos, a meta é vacinar contra a pólio 14 mil crianças. Os pais que ainda não vacinaram seus filhos devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer a imunização das crianças.

Febre amarela
A aplicação da vacina contra a febre amarela na área urbana foi uma orientação da Secretaria Estadual de Saúde e será feita em 700 mil pessoas distribuídas num raio de 30 km nos municípios de Luiz Antonio e do sítio Santa Therezinha (zona rural de São Carlos), onde foram registradas as duas mortes por febre amarela silvestre. Podem tomar a vacina contra a febre amarela criança a partir dos seis meses e adultos sem limite de idade.

A vacina contra a febre amarela tem eficácia de 100% e proteção por um período de 10 anos. A indicação é feita principalmente para as pessoas que vão viajar para áreas de risco de transmissão da febre amarela e deve ser feita preferencialmente 10 dias antes da viagem, tempo necessário para que o organismo possa estar protegido contra a doença.

A restrição é para quem está com a defesa do organismo comprometida, entre elas pessoas com imunodeficiência congênita adquirida, que estejam fazendo uso de corticóides em doses elevadas, que estejam fazendo tratamento com quimioterapia, radioterapia e que têm reação anafilática a ovo, além de gestantes. Entre os sintomas mais comuns da febre amarela estão as dores pelo corpo (costas e abdome), febre alta por até 7 dias, vômitos, náuseas e hemorragias.

(16/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos