» FEBRE AMARELA: VACINA ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE SEGUNDA PDF Imprimir E-mail


Por orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação contra a febre amarela será realizada até o final deste mês na área urbana e rural de 10 cidades da região incluindo São Carlos, que já está realizando a vacinação na área rural desde o último sábado pela mesma equipe que está aplicando a gotinha contra a paralisia infantil.

O objetivo é evitar que se instale um foco de transmissão da febre amarela na região depois da confirmação de duas mortes próximas ao rio Mogi-Guaçu: a de um pedreiro no município de Luiz Antonio e de um morador que trabalhava num porto de areia, no Sítio Santa Therezinha, na zona rural de São Carlos.

As vacinas, que serão fornecidas pelo governo do Estado, devem imunizar uma população de cerca de 700 mil pessoas nos municípios de Motuca, Rincão, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, Araraquara, Ibaté, Descalvado, São Carlos e Porto Ferreira.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos informa que recebeu do Estado 9 mil doses da vacina contra a febre amarela e não há a necessidade de corrida até as unidades porque ela estará disponível a partir da próxima segunda, dia 16, em todas as 24 unidades de saúde do município, entre Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, de segunda a sexta das 8h às 17h.

Só devem tomar a vacina quem já recebeu a dose há mais de 10 anos ou vai viajar para áreas de risco de transmissão da febre amarela, 10 dias antes da viagem. A vacina é indicada a partir de 9 meses de idade, mas em situação de risco a vacinação é feita a partir dos 6 meses com uma vacina que tem 100% de eficácia e protege contra a doença por um período de 10 anos.

Para oferecer conforto aos usuários, diminuindo as filas e dinamizando o trabalho das equipes de vacinação, por determinação do Departamento de Atenção Básica de Saúde (DAB) desde esta quarta, dia 11, a vacina contra a febre amarela que antes estava sendo feita exclusivamente na Unidade de Saúde da Vila Izabel foi descentralizada e também passou a ser disponibilizada nas Administrações Regionais de Saúde (AREs) nas unidades de saúde da Santa Felícia, Cidade Aracy, Vila São José e Redenção.

A diretora do DAB, Marilda Siriani de Oliveira, reforça que “a situação em São Carlos está sob controle com intensificação da vacinação e a adoção de todas as medidas necessárias para o controle do vetor, evitando a instalação de foco de transmissão em nossa cidade”.

Vacinação especial
No sábado, dia 14, durante a realização da 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, as equipes de saúde também vão vacinar cerca de 10 mil crianças e seus acompanhantes contra a febre amarela se ainda não tiverem recebido a vacina. Vale lembrar que grande parte da população (cerca de 10 mil pessoas) já recebeu a vacina contra a febre amarela desde o início do ano em São Carlos, na época em que se intensificaram os casos da doença nos Estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.

(11/06/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos