» PARALISIA INFANTIL PDF Imprimir E-mail

Vacinação começa nesta segunda na zona rural.



A META É VACINAR 14 MIL CRIANÇAS CONTRA A PARALISIA INFANTIL

A Secretaria Municipal de Saúde/Departamento de Atenção Básica (DAB) inicia nesta segunda, dia 9, na zona rural de São Carlos, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). A meta é vacinar em São Carlos 14 mil crianças com idade até 5 anos. Na área urbana, a vacinação será feita no sábado, dia 14, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde do município ou em postos extras como Mercado Municipal, calçadão da rua General Osório, Postos Castelo e Rubi, entre outros.

Na área rural, as equipes da Vigilância Epidemiológica estarão percorrendo as fazendas de segunda até sexta, dia 13. A Secretaria Municipal de Saúde pede a compreensão dos moradores da área rural para que deixem a porteira das fazendas aberta para facilitar o acesso das equipes durante a vacinação.

No sábado, dia 14, todas as unidades de saúde aplicarão gratuitamente a vacina contra a paralisia infantil durante a ação mais concentrada da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação e, segundo orientação do DAB, é importante que os pais levem a carteira de vacinação de seus filhos porque, em caso de atraso, serão colocadas também em dia as outras vacinas das crianças como hepatite B, tetra (difteria, coqueluche, tétano e meningite) e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

Mesmo sem a carteira de vacinação, a criança deverá ser levada até um posto para tomar a vacina porque as equipes estarão fornecendo um comprovante da vacinação. Além do trabalho dos profissionais da rede municipal de saúde a campanha em São Carlos conta com o apoio de voluntários da área de saúde de instituições como a Unicep, Senac, UFSCar e as escolas Paulino Botelho e Atheneu.

Calendário vacinal
Na rotina de vacinação a criança começa a receber a gotinha contra a pólio aos 2 meses de idade completando o esquema de vacinação aos 5 anos com 10 doses da vacina (5 doses na rotina normal mais as 2 doses recebidas nas duas fases da campanha realizada a cada ano). A vacina contra a paralisia infantil é líquida (gotinha) e não tem contra-indicação ou efeito colateral. É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças menores de 5 anos de idade para tomar a vacina na unidade de saúde mais próxima de sua residência, mesmo aquelas que estiverem vomitando, com febre ou diarréia. A segunda fase de vacinação contra a paralisia infantil acontece no dia 9 de agosto.

(06/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos