» TRANSPORTE PDF Imprimir E-mail

Prefeito assina decreto que beneficia taxistas.



TAXISTAS RECEBERÃO CARTÃO DE ISENÇÃO E SELO DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO

O prefeito Newton Lima assinou na quarta, dia 4, o Decreto nº 263, autorizando a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas a expedir cartão de isenção e selo de estacionamento rotativo aos veículos do sistema de transporte individual – táxis. Para receber o benefício será necessário que os taxistas façam o cadastramento do permissionário ou do colaborador e do veículo junto ao Departamento de Transporte Público da secretaria.

Para isso o veículo deve estar regularmente registrado para a prestação do serviço. Somente poderá ser cadastrado um veículo por solicitante. O veículo cadastrado que não estiver com a identificação (selo) ou cartão de isenção poderá sofrer as penalidades da lei. O tempo de permanência máximo no estacionamento rotativo é de 15 minutos.

“O taxista também deverá aguardar por seu passageiro dentro ou próximo ao veículo com o taxímetro ligado e com a devida identificação do luminoso. O veículo cadastrado que estiver sendo utilizado por terceiros perderá o benefício, além de ser aplicadas as sanções legais”, ressaltou o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos e Transportadores Rodoviários de Carga de São Carlos e Região, Deolindo Carlos Húngaro, com a assinatura do decreto a Prefeitura está beneficiando 128 taxistas que hoje possuem veículos na praça.

“Essa era uma solicitação antiga da categoria. Levamos a reivindicação ao vereador Edson Fermiano, que fez a indicação à Prefeitura. Os 15 minutos de tolerância na área azul vão ajudar muito os motoristas de táxis, bem como os usuários. Os motoristas precisam, muitas vezes, estacionar o veículo e ajudar uma pessoa portadora de deficiência física ou idosa a descer do táxi ou, ainda, aguardar 10 minutos para que ela possa fazer um serviço de banco”, justificou o presidente.

“Achamos justa essa reivindicação quanto à área azul, mas, para que funcione plenamente, estabelecemos algumas normas que devem ser cumpridas pelos taxistas. O taxista é um porta-voz da cidade, por isso, além dessa questão do estacionamento rotativo, também estamos discutindo outras questões com a categoria. Uma delas é quanto às revitalizações das praças e demais obras que estamos ou já construímos na cidade e que vão necessitar de novos pontos de táxis, caso do Hospital-Escola e da Praça do Bonde, na Vila Nery”, disse o prefeito Newton Lima.

O prefeito ressaltou, ainda, que a Prefeitura já abriu licitação para a contratação de empresa especializada para a recuperação de pavimentação asfáltica com reparos localizados (tapa-buracos) e recuperação de sarjetões em concreto armado. “Vamos investir cerca de R$ 1,4 milhão na recuperação das vias da cidade, e isso beneficia também os taxistas”.

Na ocasião Newton Lima também empossou os novos membros da Coordenadoria dos Táxis. Foram nomeados três membros pelo Sindicato dos Taxistas e três pelo poder público. Pelo sindicato assumiram o mandato, que tem duração de dois anos sem remuneração, Deolindo Carlos Húngaro (presidente), Osvaldo Bezerra e Edvaldo Juliano, ambos coordenadores de ponto. Pela Prefeitura foram empossados Sandra Matiko Ichikawa (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e Vias Públicas), Moacir de Freitas Júnior (Secretaria Municipal de Governo) e Jeanne Dória Nunes (Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano).

(05/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos