» GESTÃO AMBIENTAL PDF Imprimir E-mail

Confira a programação da Semana.



PREFEITURA LANÇA NOVA EDIÇÃO DAS CARTAS AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO

Na noite de terça, dia 3, no Sesc, foi aberta a 8ª edição do Encontro de Educação Ambiental, que faz parte da Semana da Gestão Ambiental promovida pela Prefeitura para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). As atividades prosseguem até sábado, dia 7, na UFSCar. Durante a abertura foram lançados o CD com a legislação ambiental e os pareceres do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e as novas edições das cartas ambientais do município.

Estiveram presentes o vice-prefeito Emerson Leal, representando o prefeito Newton Lima, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Adilson Cruz, o diretor do campus da UFSCar-Sorocaba, José Salatiel Rodrigues Pires, a representante da REA (Rede de Educação Ambiental de São Carlos), Haydée Torres de Oliveira, a professora de geoprocessamento e biogeografia da UFSCar e responsável pela elaboração das cartas ambientais, Adriana Catojo Pires, e o gerente do Sesc São Carlos, Nelson Lourenço.

Segundo Lourenço, São Carlos é um município com vários trabalhos voltados para o meio ambiente e esta é uma agenda não só do poder público, mas de toda a sociedade que vem se organizando nos últimos anos. Haydée Oliveira lembrou que o Encontro de Educação Ambiental se realiza desde 2000, e neste ano traz o tema “Diagnósticos socioambientais e ações educativas”, organizado pela Rede de Educação Ambiental de São Carlos (REA-SC), Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (Cescar), UFSCar, Prefeitura e conta com o apoio do Sesc.

Cartas ambientais
O diretor do campus da UFSCar-Sorocaba disse que a montagem das cartas é importante para a educação ambiental e para a questão da legislação. “As cartas servem de base para planejar sustentavelmente o município, e espero que elas sejam refeitas quando necessário”, explicou.

As cartas ambientais são mapas de São Carlos que trazem informações do município nos seguintes temas: hidrografia, vegetação nativa, geopolítica, áreas de mananciais, relevo e Plano Diretor Municipal. A primeira edição ficou pronta em 2004 e agora foi lançada uma versão atualizada. “Essas cartas ambientais tratam do nosso município e ajudarão a educar as crianças para mostrar como é o meio ambiente e como deve continuar a preservação de São Carlos”, afirmou Adilson Cruz.

O vice-prefeito Emerson Leal mencionou que o Estado de São Paulo tem, em média, apenas 8% de seu território ainda recoberto com vegetação nativa, e São Carlos se destaca como um dos municípios paulistas com maior cobertura de vegetação nativa, com 25% de seu território recoberto com a vegetação. “O governo do prefeito Newton Lima tem feito muito pela preservação do meio ambiente da cidade. Só para citar algumas das ações temos o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que prevê a recuperação dos córregos, mananciais, nascentes. Temos também a Estação de Tratamento de Esgoto Monjolinho, que irá tratar todo o esgoto do município”, finalizou o vice-prefeito.

Confira a programação

(04/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos