» IMIGRAÇÃO JAPONESA: COMISSÃO VAI ORGANIZAR OS FESTEJOS PDF Imprimir E-mail



Na manhã desta terça, dia 3, o prefeito Newton Lima deu posse à Comissão Municipal do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil instituída pelo decreto nº 194 de 29 de abril deste ano. Também participaram da solenidade o vice-prefeito Emerson Leal, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, e o coordenador de Relações Institucionais do Gabinete do Prefeito, Yashiro Yamamoto.

“Constatamos que o núcleo de descendentes nipônicos da cidade está se reorganizando desde o ano passado quando participaram da Festa das Nações. Com a criação dessa comissão divulgaremos ainda mais a cultura japonesa em São Carlos”, disse o prefeito Newton Lima.

O prefeito entregou à presidente da Comissão do Centenário da Imigração, Sandra Kaibara, uma cópia do decreto que criou a comissão formada por 24 membros, entre eles Yashiro Yamamoto (Prefeitura), Ana Lúcia Cerávolo (Fundação Pró-Memória), João Bento de Hanai (USP), Jorge Reti (Embrapa Pecuária Sudeste), Joana Castorina da Silva (Embrapa Instrumentação Agropecuária), Minoru Sato (Acisc), Antônio Valério Netto (Ciesp), Maria Tamaki Okada (FESC), Maria Inês Botta (Oficina Cultural “Sérgio Buarque de Holanda”), Takako Matsumura Tundisi (Instituto Internacional de Ecologia) e Fátima Camargo Catalano (Contribuinte da Cultura).

A Comissão Municipal foi criada para organizar os festejos do centenário da imigração japonesa para o Brasil, comemorado neste ano. A comissão, juntamente com o Departamento de Artes e Cultura, a Fundação Pró-Memória e integrantes da comunidade nipônica, programou uma série de atividades que serão realizadas ao longo do ano. A abertura das comemorações em São Carlos foi em maio com a realização do Matsuri, na Praça do Mercado, uma festa que trouxe aos são-carlenses um pouco mais sobre a cultura nipônica com danças, músicas e culinária típica.

Jardim Japonês
O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano e membro da Comissão, Ricardo Martucci, apresentou o projeto de um Jardim Japonês que será construído no córrego do Lazarini, na região do Jardim Cardinali. “A implementação do jardim faz parte do circuito de parques lineares que estão sendo criados na cidade”, afirmou Martucci. No local, estão previstas uma praça para eventos, a formação de duas lagoas, um lago com carpas, passeio, museu, casa de chá, entre outros elementos que compõem um típico Jardim Japonês.

(03/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos