» SÃO CARLOS PERDE ÁRVORE DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E AMBIENTAL PDF Imprimir E-mail



Situado à beira da antiga estrada Boiadeira, com destino ao município de Brotas, um belíssimo exemplar de pequizeiro, com mais de 100 anos, foi encontrado tombado há cerca de 60 dias. Segundo avaliação do Departamento de Política Ambiental ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, a árvore estava infestada de cupins, que invadiram seu sistema radicular.

Os ambientalistas estão estudando a possibilidade e conveniência de aproveitar a madeira do tronco, cujo diâmetro é de 1 metro. “Esta espécie era fundamental para o nosso convívio social, pois revelava a pujança da flora do nosso cerrado, características pouco relevantes para a maioria da população”, observa o diretor do Departamento de Política Ambiental, Paulo Mancini.

Esta espécie serviu de modelo para diversas atividades ambientais, como material pedagógico para inúmeros estudos de Ciência e Biologia. No dia 20 de setembro do ano de 2002, o prefeito Newton Lima assinou o decreto municipal de n.º 125/2002 declarando este pequizeiro “imune de corte”. Esta indicação foi solicitada pelo professor Benjamin Mattiazzi, vencedor do Prêmio Chico Mendes de 2001. “O exemplar em questão merece destaque pelo porte e idade absolutamente excepcionais, sendo um dos maiores indivíduos dessa espécie em todo o Estado e constituindo um verdadeiro rélito da formação vegetal primitiva do município”, argumentou o processo descrito pelo professor Mattiazzi.

Provedor
Com o nome científico de Caryocas brasiliense, o pequizeiro representa o ecossistema do cerrado, sendo fornecedor de inúmeros recursos naturais para as populações tradicionais, entre eles, óleo (muito utilizado na culinária), castanha (alto valor nutritivo) e licor (característico em localidades interioranas). Também serve como fonte de alimento para uma extensa variedade de animais, incluindo papagaios e araras. “A perda deste símbolo ecológico é lamentável para nossa comunidade, pois era uma referência para os trabalhos relacionados com educação ambiental e ecoturismo”, enfatiza o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Adilson Cruz.

(03/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos