» CIÊNCIA & TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail

Um planejamento estratégico para a instalação do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos (Citesc) foi o assunto debatido entre o prefeito Newton Lima e o secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antônio Rodrigues Elias. A criação de uma sede para o Citesc tem o objetivo de atrair interesse das empresas para a produção em larga escala de materiais de tecnologia de ponta. O site do centro já cadastrou cerca de 120 projetos de desenvolvimento científico e inovação tecnológica.






PREFEITO ARTICULA PLANO PARA INSERIR TECNOLOGIA EM SOLUÇÕES PARA A SAÚDE

Na manhã desta segunda, dia 2, o prefeito Newton Lima esteve reunido com o secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antônio Rodrigues Elias, para definir um planejamento estratégico para a instalação do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos (Citesc).

Este encontrou também registrou a presença do diretor de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), Dirceu Barbano, do vice-prefeito Emerson Leal, dos secretários municipais Adilson Cruz (Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia), Arthur Pereira (Saúde) e Ricardo Martucci (Habitação e Desenvolvimento Urbano), do reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Oswaldo Baptista Duarte Filho, e do diretor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), Glaucius Oliva. “A proposta deste centro é tirar os projetos das prateleiras das universidades e transferi-los para o conhecimento das indústrias”, informou o prefeito.

Com o anseio de viabilizar as excelentes pesquisas do ambiente acadêmico, que podem colaborar com a melhoria do setor de saúde pública, o Citesc já cadastrou em seu portal (www.citesc.org.br) cerca de 120 projetos de desenvolvimento científico e inovação tecnológica. O próximo passo é constituir a estrutura física deste centro, com o intuito de atrair o interesse das empresas para a produção em larga escala de materiais de tecnologia de ponta e equipamentos de alto grau de excelência.

Atento aos estudos deste projeto, o prefeito Newton sugeriu a instalação deste complexo dentro do Parque Ecotecnológico Damha, criando um expressivo quadrante logístico entre a USP, a UFSCar, o Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” e o condomínio. “Esta é uma data histórica para São Carlos, pois estamos iniciando a criação de um pólo que concentrará os inventores através de nossos pesquisadores, os produtores representados pelos empreendedores, beneficiando, no processo final, os pacientes que serão atendidos em nosso hospital”, sintetizou Newton.

Na avaliação do secretário Elias, o projeto são-carlense está bem amadurecido e planejado, faltando pequenos detalhes orçamentários para estar inserido em algum canal de financiamento do MCT. Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltado especificamente ao setor de Ciência e Tecnologia, traduz uma melhor qualidade de vida para a população e alavanca o Brasil aos índices de desenvolvimento humano de primeiro mundo.

“Pelo que assisti nesta apresentação, o Citesc pode entrar em dois eixos dos programas oferecidos pelo nosso Ministério, sendo um de caráter de inovação e outro de metrologia, dando substância e qualidade aos serviços prestados”, elogiou o executivo do MCT.

(02/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos