» SAÚDE FEZ 10 MIL ATENDIMENTOS NA AÇÃO GLOBAL PDF Imprimir E-mail






O prefeito Newton Lima visitou no sábado, dia 31, os estandes da Ação Global Regional de São Carlos, realizada no Centro de Atividades do Sesi “Ernesto Pereira Lopes Filho”, na Vila Izabel, pela Rede Globo de Televisão e Serviço Social da Indústria (Sesi), com o apoio da EPTV e da Prefeitura. Durante todo o dia foram oferecidos gratuitamente à população cerca de 70 serviços entre atividades educativas e de lazer e orientação médica. A primeira-dama Ana Lima e os secretários municipais João Pedrazzani (Planejamento e Gestão) e Arthur Pereira (Saúde) acompanharam o prefeito.

Segundo os organizadores, foram realizados 49 mil atendimentos, 10 mil só na área de Saúde. Grande parte desse atendimento foi feito nos estandes montados pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram oferecidos testes de glicemia (diabetes) e colesterol, aferição da pressão arterial, obesidade (peso e altura), saúde do adolescente, prevenção do câncer bucal, aleitamento materno, saúde da mulher, prevenção da dengue, vírus HIV e doenças sexualmente transmissíveis, terapia comunitária, práticas corporais e atividades físicas, direito ao transplante, avaliação de rins, prevenção de doença renal crônica, saúde e nutrição, orientação sobre hanseníase e tuberculose, entre outros procedimentos também realizados por empresas conveniadas de saúde. Até um pronto-atendimento com a presença de enfermeiros, médicos e ambulância do SAMU foi montado no local para dar suporte ao evento.

Para o prefeito Newton Lima, o evento foi “uma oportunidade importante para o resgate da cidadania, cuidar da saúde, opção de lazer e diversão e conhecer as ações e programas desenvolvidos pelas secretarias municipais para a melhoria da qualidade de vida da população”. A Prefeitura montou também estandes do SAAE, Fundação Pró-memória, SIM (Serviços Integrados do Município), Guarda Municipal, secretarias municipais de Educação, Cidadania e Assistência Social, FESC, Prohab e Fundação Procon.

Quem foi ao Sesi pôde conferir atividades como oficina de origami, do Grupo de Origami da FESC em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa, orientações com distribuição da cartilha do consumidor, oportunidades de emprego, oficina de arte e sucata, jogos educativos, oficina de pipas, além de obter orientações jurídicas com advogados da OAB para tirar dúvidas sobre contrato de aluguel e questões de família como separação, problemas trabalhistas, formação profissional com cursos profissionalizantes e realizar serviços comunitários como tirar o primeiro RG, carteira de trabalho e até mesmo participar das aulas de culinária com receitas de baixo custo e higiene, entre outros serviços.

A Ação Global Regional é um desdobramento da Ação Global Nacional e foi criada em 1996 para levar às comunidades carentes de todo o país serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, alimentação, cidadania, esporte e lazer, sendo realizada todos os anos em diferentes municípios do estado e uma edição nacional, geralmente na capital ou na Grande São Paulo.

(02/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos