» PROHAB PARTICIPA DO SEMINÁRIO CIDADES SOLARES PDF Imprimir E-mail


A Prohab (Progresso e Habitação São Carlos), empresa mista da Prefeitura, estará participando nos próximos dias 2 e 3 de junho do I Seminário Cidades Solares São Carlos, uma iniciativa da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) em conjunto com a ONG socioambiental Vitae Civilis, com apoio da Câmara Municipal de São Carlos.

O objetivo do seminário é colocar em discussão instrumentos municipais de gestão energética para a sustentabilidade das edificações com foco na energia solar. O evento é voltado para vereadores, planejadores municipais, prefeitos, secretários de meio ambiente, habitação e planejamento, pesquisadores, companhias de energia, CREA regional, cadeia da construção civil, ambientalistas, estudantes e público interessado em geral.

O seminário será realizado no dia 2, das 8h às 13h, na Câmara Municipal de São Carlos (rua 7 de Setembro, 2.078, centro). Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Edson Fermiano, vai falar sobre a Lei Municipal nº 14.326 de sua autoria, aprovada em dezembro de 2007, que institui a Política Municipal de Mudanças Climáticas (PMMC). Já no dia 3, será realizado um curso de capacitação “Aquecimento Solar: Conceitos e Projetos”, destinado a projetistas de sistemas de aquecimento solar na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), na rua Sorbone, 400, Centreville, das 8h30 às 17h30.

A Prohab participa com o projeto “Aquecedor Solar de Baixo Custo”, uma parceria da Prefeitura com a organização não-governamental (ONG) Sociedade do Sol com sede na capital paulista, responsável pelo projeto do aquecedor, que utiliza materiais de tubo de PVC e caixa d’água convencional, dispensando a utilização de energia elétrica no chuveiro.

Em São Carlos, desde 2004, quando o projeto começou a ser desenvolvido, 360 famílias já foram beneficiadas com a instalação dos kits, que custam entre R$ 160,00 e R$ 225,00 dependendo do número de integrantes da família, valor que corresponde a 8% do preço de um aquecedor convencional.

Segundo o engenheiro da Prohab, Samir Fagury, os kits podem ser pagos em até 5 parcelas sem juros e a Prefeitura também oferece um curso para ensinar a montar e a instalar o equipamento. “A montagem do aquecedor é rápida e fácil, não sendo necessários conhecimentos em construção civil. O equipamento pode ser instalado em construções concluídas utilizando apenas uma pequena adaptação, sem alterar a estrutura do banheiro”.

Mara Gomes, diretora da Prohab, ressaltou que segundo os testes já realizados, as famílias que já instalaram os kits tiveram uma redução de até 40% no valor da conta de energia elétrica. Mara explicou, também, que qualquer pessoa pode adquirir o kit, independente de ser cadastrado nos programas habitacionais da empresa. “Outra novidade é que a partir de agora as residências construídas pela Prohab em loteamentos sociais já serão entregues com o aquecedor de baixo custo instalado”.

Os interessados devem ser inscrever na Prohab, localizada na rua São Joaquim, 958, no centro. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3371-2119.

(30/05/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos