» CAPS-AD PARTICIPA DE CONFERÊNCIA DE PSIQUIATRIA PAULISTA PDF Imprimir E-mail


Representantes do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas – CAPS-AD participam, a partir desta quinta, dia 29, da IX São Paulo Research Conference “Drogas – Uma Abordagem Interdisciplinar”, evento que acontece até o dia 31 de maio reunindo pesquisadores e profissionais de saúde do Brasil, França, Canadá, Peru e Inglaterra. Será na Faculdade de Direito da USP-São Paulo, na capital paulista.

Os conferencistas estarão discutindo temas como história das drogas, políticas públicas e sociologia para o consumo de substâncias psicoativas, narcotráfico e violência, tratamento da dependência química, neurobiologia das substâncias psicoativas, maconha, políticas públicas para o álcool, tabaco e outras drogas no Brasil, modelos etiológicos da dependência química, consumo de drogas e cultura popular, entre outros.

As representantes do CAPS-AD Silvia Arcuri (médica psquiatra), Marina Mazzini (psicóloga) e Elaine Brito (enfermeira) farão a apresentação do pôster “Caracterização da População e Avaliação dos Resultados das Ações do CAPS-AD – Projeto Viva a Vida”, com o objetivo de caracterizar a população de adolescentes atendidos, identificar a adesão ao tratamento e resultado terapêutico e discutir a estruturação da equipe e os fatores relevantes para o desenvolvimento das ações do programa.

Segundo a coordenadora do CAPS-AD, Gisele Giovannetti, “a aceitação do nosso trabalho neste tipo de evento foi muito importante para a equipe, pois percebemos o quanto nosso trabalho é inovador e tem apresentado resultados significativos na recuperação dos usuários de substância química”. Desde a inauguração do CAPS-AD, em junho de 2006, até abril deste ano, já foram analisados 251 prontuários de pacientes que receberam atendimento da equipe multidisciplinar de saúde do centro.

Saiba mais
O CAPS-AD, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, trabalha em parceria com as secretarias Especial da Infância e Juventude, Educação e Cultura, Esportes e Lazer e Cidadania e Assistência Social, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). Presta atendimento médico, psicológico, psiquiátrico e assistência social a crianças e jovens, de 7 a 17 anos, usuários de álcool e outras drogas, além de dar apoio aos familiares, durante o dia, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e prevê apenas o acolhimento do paciente no local, sem internação, trabalhando a sua socialização e recuperação.

O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional composta de psicólogo, terapeuta ocupacional, médicos clínico e psiquiatra, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, assistente social e oficineiros de arte-educação, que com sua atribuição técnica trabalham a continuidade do interesse pelo tratamento e atendimento cabível. É utilizada também a estrutura clínica das Unidades Básicas de Saúde (UBS), possibilitando o respeito e a humanização na assistência aos usuários de álcool e outras drogas.

(28/05/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos