» ALUNOS DA UATI CONHECEM NOVOS CURSOS DA UFSCAR PDF Imprimir E-mail


O reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Oswaldo Baptista Duarte Filho, ministrou na terça, dia 27, aos alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), uma palestra sobre os 20 novos cursos que a UFSCar vai oferecer em 2009, entre eles o curso de Gestão em Gerontologia. O reitor estava acompanhado da professora Sofia Cristina Iost Pavarini, do Departamento de Enfermagem, e do ex-reitor e atual vice-coordenador do curso de medicina, José Rubens Rebelatto.

“O Ministério da Educação aprovou, no final do ano passado, a proposta encaminhada pela UFSCar no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), e isso significa uma expansão de 70% das vagas de graduação em relação ao processo seletivo de 2008. Serão criadas 1.107 novas vagas, sendo 212 nas opções já existentes e 895 para os 20 novos cursos. Em 2004, a UFSCar oferecia 1.090 vagas no seu vestibular, agora vamos oferecer 2.667 vagas. É o maior crescimento que a universidade já teve na sua história”, ressaltou.

Velhice saudável
A gerontologia é a ciência que estuda o processo do envelhecimento. Cuida da personalidade e da conduta dos idosos, levando em conta todos os aspectos ambientais e culturais do envelhecer. A gerontologia se difere da geriatria, já que esta é o ramo da medicina que enfoca o estudo, prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas.

“O bacharelado tem por objetivo formar um profissional generalista na área de gerontologia, humanista, crítico e reflexivo. Um profissional capacitado a atuar na gestão da velhice saudável e na gestão da velhice fragilizada pautado em princípios éticos e científicos da atenção à saúde do idoso. Diante das demandas de cuidado, o profissional deverá ser capaz de compreender, criar, gerir, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso e seus cuidadores familiares e profissionais. O profissional deverá ser capaz de contribuir para que as demandas sejam mais bem atendidas, de forma que os idosos tenham melhor qualidade de vida, dentro das possibilidades existentes em cada contexto”, explicou a professora Sofia Cristina Iost Pavarini, que apresentou a proposta de criação do curso ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – UFSCar.

Primeiro do Brasil
O curso será oferecido em oito semestres (4 anos), com 3 mil horas (200 créditos) no período diurno, com 40 vagas inicialmente. Os alunos poderão futuramente atuar em diferentes áreas, como Enfermagem, Saúde Coletiva, Geriatria, Terapia Ocupacional, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, entre outras.

“A UFSCar será a primeira universidade federal do Brasil a oferecer esse curso, e com certeza será destaque nacional na construção da gerontologia. Fizemos questão de vir até aqui conversar com os alunos da UATI porque, sem dúvida, os alunos do curso desenvolverão suas práticas aqui, bem como nas Unidades de Saúde da Família (USF), no Hospital-Escola Municipal, na Unidade de Saúde Escola (USE), nos centros comunitários que têm grupos de terceira idade e nos abrigos para idosos”, finalizou o reitor.

A diretora-presidente da FESC, Elisabeth Martucci, lembrou que a Fundação já desenvolve vários projetos em parceria com a UFSCar. “Só na UATI desenvolvemos os projetos Tertúlia Literária Dialógica e Revitalização de Adultos, que assiste de maneira especializada mais de 500 pessoas da terceira idade com atividades físicas controladas e monitoradas, além do Portal dos Professores e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Procuramos sempre aproximar a comunidade de programas para melhorar a qualidade de vida, melhorar o dia-a-dia dessas pessoas e muitos programas da UFSCar se enquadram no trabalho desenvolvido pela Fundação”, disse.

A coordenadora de ensino da UATI, Maria Cecília Villani Purquerio, ressaltou que além das parcerias, os alunos da UATI também participam de várias atividades realizadas na UFSCar. “Nossos alunos já participaram, como voluntários, da Jornada de Matemática, da Feira do Livro e também os nossos grupos artísticos culturais se apresentam em eventos da universidade”.

Nesta quinta, dia 29, às 10h, o reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho e a professora Sofia Cristina Iost Pavarini ministram a palestra para os alunos da UATI que freqüentam o Campus 2 da FESC, na rua Itália, 756, na Vila Prado.

(28/05/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos