» CONSELHEIROS DE ESCOLAS MUNICIPAIS TOMAM POSSE PDF Imprimir E-mail



No último dia 21, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura empossou os quase mil conselheiros das escolas municipais. O prefeito Newton Lima fez a entrega simbólica de certificados para os conselheiros que participaram das eleições no mês de abril. Também participaram da posse o vice-prefeito Emerson Leal, o secretário da pasta Ramez Atique e o professor da UFSCar Celso Conti.

Cerca de 50 crianças do Coral Encanto, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Arthur Natalino Deriggi” cantaram duas músicas que tiveram a participação de dançarinas do Centro de Referência do Idoso. A estudante Renata Alves também fez uma apresentação de dança junto com sua professora Cássia Keppe.

Celso Conti destacou o convênio entre a universidade e a Prefeitura para oferecer um curso de capacitação para conselheiros, assim como o secretário de Educação. “O Conselho de Escola faz parte da gestão democrática da escola, que recebeu um impulso muito grande dentro da administração Newton Lima. Um dos exemplos é a parceria com a UFSCar para capacitar os conselheiros escolares que estão em todas as 51 unidades escolares municipais”, afirmou Ramez Atique.

O prefeito Newton Lima falou da responsabilidade dos conselheiros e da implantação de vários conselhos na participação da gestão municipal. “A boa política só se faz quando existe o envolvimento da população nas decisões da cidade. Se a gente participa, cobra mais das autoridades municipais, por isso, desde 2001, criamos mais de 27 conselhos em diversas aéreas que contribuem para governar a cidade”.

Conselho de Escola
Ao todo, entre suplentes e titulares, foram eleitos 252 conselheiros das escolas de ensino fundamental e 756 conselheiros da educação infantil que ficarão no cargo até abril do ano que vem. O Conselho de Escola é um órgão consultivo e deliberativo instalado em cada uma das unidades escolares mantidas pelo município. Ele é composto por diretores de escola e por representantes eleitos dos segmentos da equipe escolar (servidores, docentes e pessoal de apoio técnico-educacional e da comunidade usuária).

As funções que o Conselho exerce são consultivas e deliberativas, estabelecendo no âmbito da escola diretrizes e critérios gerais relativos à sua ação, organização, funcionamento e relacionamento com a comunidade, compatíveis com as orientações de Política Educacional da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

(26/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos