» PRÓ CASA DO PINHAL PDF Imprimir E-mail

Semana promove oficinas e palestras.



ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES SERÁ NO SÁBADO

No sábado, dia 24, foi realizada a abertura oficial da 8ª Semana Pró Casa do Pinhal promovida pela Associação Pró Casa Pinhal, Sesc e Prefeitura, por meio da Fundação Pró-Memória. O tema deste ano da Semana é “O indígena nos campos de Araraquara e sua contribuição para a identidade paulista”.

Durante a abertura, na Fazenda do Pinhal, John Manuel Monteiro, da Unicamp, e Simoni Toji, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), debateram a história e o patrimônio indígena. O grupo Nhé ê Porá, de uma aldeia guarani da Mata Atlântica, em São Paulo, fez uma apresentação de dança e canto.

A Semana Pró Casa do Pinhal continua nesta terça, dia 27, com a oficina “A presença indígena nos campos de Araraquara” para professores da rede municipal de ensino, coordenadores e agentes culturais, que prossegue até quinta, dia 29, na Estação Cultura. Às 19h30, no Sesc, será realizada a palestra “O contato entre os povos”, com a participação do médico Sérgio Pripas, Douglas Rodrigues (Unifesp) e Ulisses Fernandes (UFSCar).

Na quarta, dia 28, e na quinta, dia 29, haverá a oficina “Máscaras Indígenas” no Sesc. Ainda na quarta-feira, às 19h, será aberta a exposição “Etnias”, no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, com apresentação de vídeos e bate-papo com a curadora Ângela Pappiani e o fotógrafo Hélio Nobre. O encerramento da Semana Pró Casa Pinhal será no sábado, dia 31, às 16h, na Fazenda Pinhal, com a apresentação do grupo de Danças Indígenas Krenake, da aldeia Vanoire, de Tupã. O ingresso é um quilo de arroz ou feijão.

Semana Pró Casa Pinhal
Criada para difundir o patrimônio cultural de São Carlos, organizando as visitas de estudantes da rede municipal de ensino à Fazenda Pinhal, a Semana Pró Casa do Pinhal, atualmente, além da visitação de estudantes, oferece várias atividades, como oficinas de apoio pedagógico para professores e atividades culturais para o público em geral, além de discussões para valorizar o patrimônio cultural local.

(26/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos