» SÃO CARLOS REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL GLBTT PDF Imprimir E-mail



A 1ª Conferência Municipal de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBTT) realizada no sábado, dia 17, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), teve como tema principal os "Direitos Humanos e Políticas Públicas - O caminho para garantir a cidadania GLBTT". O objetivo foi promover uma discussão entre sociedade civil e poder público, bem como, propor políticas públicas para a comunidade GLBTT de São Carlos.

A mesa de autoridade foi composta pelo prefeito Newton Lima, pelo vice-prefeito Emerson Leal, pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria da Fátima Piccin da Silva, pela vereadora Silvana Donatti, pelo reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Oswaldo Baptista Duarte Filho e pela representante da Comissão Organizadora e do Movimento GLBTT de São Carlos, Larissa Pelucio.

O evento foi realizado pelas secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social, Infância e Juventude, Saúde, por uma comissão composta por representantes do Movimento GLBTT de São Carlos e pela Comissão dos Direitos Humanos e dos Direitos do Consumidor da Câmara Municipal. Na abertura, Larissa Pelucio, disse que a conferência é de repercussão internacional. “O nosso país é o primeiro no mundo a realizar um evento com esse caráter e essa magnitude, sendo essa a primeira conferência municipal que aponta para as buscas por transformações políticas, sociais e culturais na nossa sociedade”.

Já a secretária Maria Fátima lembrou que em 2007 foi procurada por algumas pessoas que solicitaram auxílio para participar da Parada Gay, que acontece em São Paulo. Ela prometeu ajudar, desde que na volta o grupo organizasse o movimento. “Nós já estamos na luta contra a violência da mulher, contra o racismo, e agora fico muito feliz com o movimento GLBTT. Juntos, nessa conferência, vamos construir uma nova proposta de política pública, e vamos alcançar as diretrizes que temos que tomar para consolidar essas políticas”.

O reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho, explicou que a universidade trabalha contra a desigualdade e contra a discriminação. Falou também do curso de Direitos Humanos, desenvolvido em parceria com o Ministério da Justiça, que recebeu 800 inscrições. “A sociedade tem o interesse na temática dos direitos humanos e o que nós estamos discutindo é o direito do cidadão de ter sua opção e lutar contra qualquer tipo de discriminação”.

A criadora da Lei Municipal nº. 14.417, de 26 de março de 2008, vereadora Silvana Donatti, falou da emoção que sentiu quando ouviu a entrevista do movimento GLBTT em uma emissora de rádio. “Fiquei realmente emocionada ao ver a seriedade com que eles falaram do movimento. Eu apóio o movimento e por isso destinei emendas para colaborar com eles”.

O prefeito Newton Lima destacou a política de cidadania no município. “O primeiro movimento que nós fizemos, quando assumimos em 2001, foi o de combate à violência contra a mulher, com a inauguração da casa de proteção as mulheres vítimas de violência, a Casa Abrigo Gravelina Terezinha Lemes, assim começamos a construir um projeto de cidadania no município e, construir cidadania é respeitar as diferenças, construir uma mentalidade cidadã é trabalhar politicamente respeitando os direitos de todos, independente de ideologia, classe social, gênero de raça e opção sexual”, ressaltou Newton.

A Conferência debateu três eixos temáticos: educação, saúde, cultura e lazer, além da ampliação da cidadania GLBTT, violência, segurança e direitos humanos. Na atividade cultural promovida pelo evento participaram cerca de 700 pessoas.

Conferência Estadual GLBTT
A Conferência Estadual, realizada entre os dias 11 e 13 do mês passado, reuniu mais de 300 delegados, que discutiram temas como saúde, segurança, saúde e cidadania GLBTT. São Carlos foi representado no evento com a participação de 26 delegados. Na edição dessa conferência dois representantes de São Carlos foram eleitos para integrar a delegação de 27 membros que representará o estado de São Paulo na Conferência Nacional, que ocorre de 6 a 8 de junho próximo, em Brasília.

(19/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos