» 1ª CONFERÊNCIA GLBTT DE SÃO CARLOS SERÁ NESTE SÁBADO PDF Imprimir E-mail

A 1ª Conferência Municipal de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (GLBTT) será realizada neste sábado, dia 17, das 13h30 às 20h, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na rua São Sebastião, 2.828, Vila Nery. O tema da conferência é o mesmo das edições estaduais e nacional: “Direitos Humanos e Políticas Públicas – O caminho para garantir a cidadania GLBTT”. O objetivo é promover uma discussão entre sociedade civil e poder público, bem como propor políticas públicas para a comunidade GLBTT no município. A entrada é franca.

O evento está sendo realizado pelas Secretarias Municipais de Cidadania e Assistência Social, Infância e Juventude, Saúde, por uma comissão composta por representantes do Movimento GLBTT de São Carlos e pela Comissão dos Direitos Humanos e dos Direitos do Consumidor da Câmara Municipal. A Conferência de São Carlos foi criada pela Lei Municipal nº 14.417, de 26 de março de 2008, de autoria da vereadora Silvana Donatti. A proposta foi motivada pela realização das conferências do mesmo gênero em vários estados do país e a nacional, convocada por Decreto Presidencial de 28 de novembro de 2007.

A realização das atividades coincide com a comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e foi proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma reafirmação do compromisso de tratar a questão dos direitos humanos como uma política de Estado.

A programação da conferência no município está articulada em três eixos temáticos: educação, saúde, cultura e lazer; ampliação da cidadania GLBTT, e violência, segurança e direitos humanos. Na programação do evento está previsto que cada um dos assuntos tenha um expositor, convidado especialmente entre especialistas nos assuntos voltados às questões GLBTT.

“Desde o início da semana, quando foi confirmada a programação, representantes do Movimento GLBTT da cidade estão procurando mobilizar o máximo de representantes da sociedade civil e do poder público para participação na conferência. Eles enfatizam que as questões de cidadania voltadas para a diversidade são de interesse público, sendo que a atividade é aberta à participação de todos, independente de orientação sexual”, comenta a coordenadora do movimento, Simone Braghain.

Conferência Estadual
A Conferência Estadual, realizada entre os dias 11 e 13 do mês passado, reuniu mais de 300 delegados, que discutiram temas como saúde, segurança, saúde e cidadania GLBTT, lotando os espaços da Assembléia Legislativa. São Carlos foi representada no evento com a participação de 26 delegados. Na edição desta conferência dois representantes de São Carlos foram eleitos para integrar a delegação de 27 membros que representará o Estado de São Paulo na Conferência Nacional, que ocorre em Brasília, de 6 a 8 de junho.

Outras informações sobre a Conferência Municipal podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, pelos telefones 3371-2290 e 3371-1122 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . A FESC, local do evento, está localizada na rua São Sebastião, 2.828, Vila Nery.

Programação:
13h - Credenciamento
13h30 - Mesa de abertura
14h - Aprovação do Regimento Interno
14h30 - Exposição geral sobre o objetivo da conferência
Palestrante: Larissa Pelúcio
15h - Exposição temática: Educação, cultura e lazer
Palestrante: Lula Ramires.
15h30 - Debate sobre o tema com a plenária
16h - Exposição temática: Violência, segurança e direitos
Palestrante: Dimitri Nascimento Sales
16h30 - Debate sobre o tema com a plenária
17h - Exposição temática: Saúde
Palestrante: Bárbara Graner
17h30 - Debate sobre o tema com a plenária
18h30 - Plenária final
20h - Atividade cultural
23h30 – Confraternização

(15/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos