» RÉPTEIS PDF Imprimir E-mail

Parque Ecológico promove curso sobre biologia e manejo.



CURSO SERÁ MINISTRADO PELO BIÓLOGO RODRIGO DAMIANO

O Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna”, da Prefeitura, promove no sábado, dia 31 de maio, o curso teórico e prático “Biologia e Manejo de Répteis”, ministrado pelo biólogo Rodrigo Damiano. Em parceria com a Sociedade de Amigos do Parque Ecológico (SAPESC), a proposta é difundir hábitos e costumes, modelos de preservação e métodos para prevenção de acidentes com esse grupo de animais, que podem oferecer algum risco ao ser humano.

“Desde os extintos dinossauros, que são celebrados em grande mídia internacional, os répteis despertam fascínio na sociedade, provocando medo, curiosidade e apreciação”, analisa o administrador do Parque Ecológico, Fernando Magnani. “Esses animais estão imensamente envolvidos com o nosso folclore, onde existe uma vasta galeria de contos, lendas e mitos”, complementa.

Os répteis formam um grupo muito variado e colorido, com presença em todos os continentes do globo. Os mais conhecidos são as cobras, lagartos, crocodilos e tartarugas, classificados em mais de 7 mil espécies. O sinal que melhor identifica um réptil é a pele escamosa que cobre quase todo seu corpo. Todos os répteis possuem algum tipo de escamas, cada uma delas adaptada de acordo às circunstâncias, sendo que alguns têm conchas tão pequenas que podem parecer invisíveis a olho nu.

Todos possuem coluna vertebral, respiram ar (inclusive aqueles que passam a maior parte do tempo na água) e quase todos possuem quatro membros externos. Eles também são todos amnióticos, o que significa que o embrião em desenvolvimento é protegido por uma série de membranas e uma concha dura, evitando que os ovos sequem, protegendo os filhotes dos predadores.

Diferentes dos mamíferos e pássaros, os animais reptilianos são incapazes de regular a própria temperatura do corpo e dependem do ambiente para obter calor corporal, não apresentando pêlos ou plumas. “Os répteis são fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente, pois são predadores de inúmeras espécies que prejudicam a produção de alimentos”, explica Magnani.

Para obter informações sobre a inscrição e disponibilidade de vagas, o interessado deve ligar para o telefone 3361-4456 ou enviar uma mensagem para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

(15/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos